convenção Pimentel Paulo Martins
Foto: Valquir Aureliano


Uma grande aliança partidária, com PSD, PL, Podemos, Republicanos, Avante e Novo, confirmou em convenção neste sábado (3) a candidatura de Eduardo Pimentel (PSD) à prefeitura de Curitiba. com Paulo Martins (PL na vaga de vice. Com o atual prefeito Rafael Greca e o governador Ratinho Junior como padrinhos políticos, Pimentel disse que tem “o melhor time e as melhores propostas para Curitiba”. Um dos motes de sua campanha se sobressaiu nos cartazes e em vídeos apresentados: “Eduardo está preparado”.

A convenção do PSD de Pimentel levou muita gente ao Ópera Concept Hall, em Santa Felicidade, e confirmou também 39 candidatos a vereador na chapa. Além do candidato e seu vice, foram destaques do ato o governador Ratinho Junior e o ex-governador Paulo Pimentel, avô de Eduardo. E também foi destaque o prefeito Rafael Greca, que leu um longo discurso, com um balanço de seus quase oito anos de gestão, tendo Eduardo Pimentel como vice-prefeito.

Paulo Martins foi um dos primeiros a falar no ato. Para dirimir qualquer dúvida sobre ssua relação com o atual prefeito Rafael Greca, ele aproveitou para fazer elogios ao atual prefeito. “Eu já disse que se Curitiba encarnasse em uma pessoa ela seria o Rafael Greca”, disse. Martins se disse feliz por estar na chapa de Pimentel e agradeceu ao ex-presidente Jair Bolsonaro, que “caminha junto com o governador Ratinho Junior”.

Paulo Pimentel falou “como avô”. Segundo ele, o neto “vai bem em todos os cargos”. Citou a mãe de Eduardo, “minha filha saudosa”, que o criou “com todo carinho para que fosse o homem que é”. E pediu que Eduardo ainda supere o atual prefeito, Greca, “que tem méritos incansáveis e ensinou muito” ao seu neto. Também fez elogios ao governador Ratinho Junior. “Eduardo trabalhou ao lado de um grande homem, um político de nível nacional”, disse.

Em seguida, oi a vez de Ratinho falar. Fez uma analogia entre a candidatura de Eduardo Pimentel e um avião se preparando para dar a partida de um aeroporto. Até agora, disse ele, Eduardo andou por méritos próprios até a cabeça da pista. Daqui para a frente, para a decolagem, vai precisar de muita gente trabalhando junto. “ Cada um de vocês é fundamental para ajudar na vitória”, disse Ratinho. O governador citou a juventude da chapa do PSD. “São dois jovens, cabeças inovadoras, para olhar para o futuro. Está na hora da geração de 70 e 80 assumir a responsabilidade nesse país”, disse também.

Depois, o prefeito Rafael Greca fez seu longo discurso, previamente escrito, com uma espécie de balanço da gestão dele e Pimentel no Palácio 29 de Março. E deu algumas respostas aos críticos. Disse que nos próximos dias vai abrir mais 10 mil vagas em creches na cidade, que é o número que vem sendo apontado como de crianças na fila à espera desse atendimento”. 

Greca deu uma alfinetada na candidata à vice-prefeita na chapa de Ney Leprevost, do União Brasil, Rosângela Moro, que cobrou a informatização do sistema de saúde da prefeitura. “ Eu ouvi um sandice de uma senhora paulistana, que quer fazer a saúde ser digital. Por favor, a convidem para ir a uma UPA ou a uma Unidade de Saúde”, provocou.

Diante do enorme público que lotou o espaço da convenção, Eduardo Pimentel encerrou a convenção dizendo também que a aliança vem com uma chapa muito forte para a Câmara Municipal e deve eleger 10 vereadores. Pimentel chamou à frente o seu vice, Paulo Martins, e também agradeceu ao ex-presidente Bolsonaro pela consolidação da chapa.

Leia também: Bolsonaro condena alianças de PL e PT nas eleições e pede que coligações sejam desfeitas