chapa XI de agosto eleição oab paraná
Chapa XI de Agosto. Foto: Divulgação

Além da disputa acirrada pelo segundo turno em Curitiba, uma outra batalha eleitoral começou esta semana: a eleição da diretoria da OAB PR (Ordem dos Advogados do Paraná). O pleito está marcado para o dia 22 de novembro e deverá ter três chapas. Até agora, no site criado pela OAB especialmente para as eleições, só a chapa XI de Agosto, da situação está inscrita. Mas outras duas já estão formadas e devem se inscrever logo. De acordo com o edital das eleições publicado pela OAB Paraná, os registros de chapas podem ser feitos até as 18h do dia 23 de outubro de 2024.

A chapa XI de Agosto apresentou na quarta-feira (9), a candidatura de Luiz Fernando Casagrande Pereira para a presidência da seccional no triênio 2025/2027. Os presidentes das 49 subseções da OAB em todo o Paraná também serão eleitos no dia 22 de novembro. Pereira ocupa atualmente o posto de diretor-tesoureiro da seccional. A chapa que encabeça é composta também por Graciela Marins (candidata a vice-presidente); Adriana D’Avila Oliveira (secretária-geral); Eder Fabrilo Rosa (secretário-geral adjunto) e Mauro Bordin (diretor-tesoureiro). Fernando Deneka é candidato a presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA-PR).

Pereira anuncia como prioridades de gestão um grande investimento na Escola Superior de Advocacia (ESA), para fazer da ESA do Paraná a melhor do Brasil; o aumento da tabela de honorários para a advocacia dativa; a defesa vigorosa das prerrogativas da classe; um protagonismo maior da OAB com empenho por mudanças no Conselho Federal e ainda maior orçamento para comissões.

Conhecido pela atuação no campo eleitoral, o advogado tem na bagagem a experiência como coordenador-geral da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP). Na OAB Paraná, além de diretor-tesoureiro já foi conselheiro estadual. Pereira ressalta que essas experiências são fundamentais para saber como trabalhar ainda mais pela classe, sobretudo nos eixos da formação permanente e do apoio aos iniciantes.

As outras duas chapas em formação para a eleição na OAB são encabeçadas pelos advogados Marlus Arns e Flavio Pansieri.

Leia também: Candidatos à prefeitura de Curitiba ignoram volta do X. Publicações são todas anteriores à proibição