maria victoria pp pesquisa impugnada
Maria Victoria aparecia em apenas um cenário. Foto: Reprodução Facebook Maria Victoria

Depois da impugnação da sondagem da Veritá, agora foi a vez da pesquisa da Linear ser impugnada. A pedido do Partido Progressistas, a juíza eleitoral Giani Maria Moreschi concedeu liminar impedindo a divulgação da pesquisa do instituto Linear em Curitiba. A decisão foi publicada nesta quinta-feira(27), a divulgação da pesquisa estava marcada para a segunda-feira (29).

O advogados do PP apontaram vícios no questionário ao excluir de forma aleatória quatro pré-candidatos das pesquisas estimuladas. A pré-candidata Maria Victoria aparecia em apenas um dos cenários levantados. Segundo a juíza,”está demonstrado pela presença de vícios no registro da pesquisa que comprometem sua legalidade e confiabilidade”. 

A juíza diz ainda que a divulgação de uma pesquisa com vícios de formalidade e potencialmente imprecisa, “poderia causar um impacto negativo e irreversível no equilíbrio e na higidez do pleito eleitoral”.

A pesquisa agora impugnada tinha previsão de divulgação para o dia 29. Com essa nova impugnação, Curitiba não tem no momento qualquer outra pesquisa registrada no TSE para divulgação nos próximos dias.

Leia também: Convenções partidárias agitam o fim de semana em Curitiba

Cidadania, que tem federação com o PSDB de Beto Richa, diz que apoia Pimentel. PSDB diz que decisão não tem efeito legal