cartazes guarani paraná
Divulgação TSE

Em 47 seções de oito zonas eleitorais do Paraná serão exibidos cartazes de orientação escritos na língua guarani nas eleições municipais deste domingo (6). Essas seções ficam nos municípios de Irati, Chopinzinho, Santa Helena, São Jerônimo da Serra, Guaíra, São Miguel do Iguaçu e Quedas do Iguaçu. A iniciativa faz parte de um esforço do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) no sentido da inclusão no processo eleitoral de 2024.

Em todo o país o TSE distribuiu 21.250 cartazes traduzidos para os idiomas indígenas nheengatu e guarani a zonas eleitorais de sete estados das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte do país. Os cartazes abordam cinco temas: boca de urna; proibição do uso de celulares na cabine de votação; justificativa; cola eleitoral; e passo a passo do voto.

Nas regiões Sul e Sudeste, os cartazes foram traduzidos para o idioma guarani e distribuídos em São Paulo, no Mato Grosso do Sul, no Paraná, em Santa Catarina e no Espírito Santo. Na região Norte, tratam dos mesmos temas e foram partilhados nos estados do Amazonas e do Pará, no idioma Nheengatu. 

As regiões Sul e Sudeste reúnem 37 zonas eleitorais e 268 seções eleitorais que incluem o eleitorado que adota a língua guarani. O estado com o maior número de eleitores desse público é São Paulo, com dez zonas e 111 seções. Mato Grosso do Sul tem 17 zonas e 83 seções e o Paraná, oito zonas e 47 seções. Santa Catarina tem uma zona e 25 seções e o Espírito Santo tem uma zona e duas seções.

Na região Norte, o Pará é o estado com maior número de locais de votação com eleitorado que adota a língua Nheengatu, com nove zonas eleitorais e 2.785 seções. O Amazonas também tem nove zonas, mas 1.197 seções. 

Leia também: Pimentel exibe vídeo do governador Tarcísio, de São Paulo, mas não publica de Damares e Eduardo Bolsonaro