Pesquisa Quaest/RPC do segundo turno em Curitiba deve ser divulgada no próximo sábado

Martha Feldens
pesquisa quest/rpc curitiba segundo turno

Fotos; Franklin de Freitas

Sob encomenda da RPC, a Quaest registrou neste domingo (13) uma pesquisa de intenção de voto no segundo turno em Curitiba. A pesquisa Quaest/RPC, registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número PR-08766/2024, vai entrevistar de 16 a 18 de outubro, 800 eleitores na cidade. A divulgação está prevista para o dia 19, próximo sábado.

As entrevistas da pesquisa Quaest/RPC são feitas por meio de “entrevistas pessoais, domiciliares e presenciais, conduzidas por profissionais treinados, com a aplicação de questionários estruturados a uma amostra representativa da população votante de 16 anos ou mais residente no município de Curitiba”, segundo o descritivo da empresa no registro do TSE. “O nível de confiança das estimativas é de 95% e a margem de erro máxima prevista, atendendo às diretivas do TSE e usando o cálculo para amostra aleatória simples (AAS) como aproximação, é de cerca de 3 pontos percentuais para mais ou para menos em relação aos totais da amostra”.

Na véspera do primeiro turno, a pesquisa Quaest/RPC apontou empate técnico entre Eduardo Pimentel/PSD (26%) e Cristina Graeml/PMB (21%) na disputa à prefeitura. Nas urnas, as votações dos dois foram maiores, mas a ordem e a diferença de votos esteve bem próxima. Pimentel fez 33,51% dos votos e Cristina Graeml fez 31,17%.

Leia também: Três municípios do Paraná terão segundo turno. Quem não votou no primeiro, pode votar agora?