pimentel sabatina CBN quarta
Foto: CBN/Curitiba

O candidato do PSD à prefeitura de Curitiba. Eduardo Pimentel, foi entrevistado nesta quarta-feira (28) em sabatina da CBN Curitiba. E o transporte coletivo foi de novo um dos temas da conversa. Como o entrevistado do dia anterior, Roberto Requião (Mobiliza), Pimentel disse que a adoção da tarifa zero no transporte de Curitiba não é viável economicamente para o município.

“Ainda não há no país um estudo que comprove que a tarifa zero é sustentável. Então, isso eu não proponho, por enquanto, pelo menos. E tenho falado o seguinte: se apresentarem um estudo técnico de viabilidade econômica que prove que a tarifa zero é viável, sem dúvida nenhuma, eu serei o primeiro a implementá-la”, disse Pimentel na sabatina de CBN.

Mas ele apresentou algumas propostas para minimizar o efeito da alta tarifa cobrada na cidade, de R$ 6, atualmente. “O meu plano de governo traz a proposta de tarifa zero para quem está procurando emprego, para o desempregado. Naquele momento em que ele está procurando emprego ele tem a oportunidade de andar gratuitamente no transporte coletivo”, prometeu.

E ainda que não proponha uma tarifa domingueira de R$1, Pimentel disse que vai reduzir o valor da passagem aos domingos. “Eu também propus para domingo a meia tarifa, para incentivar o turismo e o lazer na cidade de Curitiba”, contou.

Falar em redução do preço para todo mundo, porém, é algo que só deve acontecer quando houver nova licitação do transporte coletivo na cidade, no segundo semestre de 2025. “E quando nós tivermos a oportunidade, no segundo semestre do ano que vem, de discutir o fim do contrato do transporte coletivo, aí sim a discussão da tarifa a ser diminuída como um todo e em todos os horários”, finalizou.

Leia também: Requião diz em entrevista à CBN que tarifa zero no transporte não é viável sem aumento de impostos