propaganda gratuita pimentel
Eduardo Pimentel em gravação. Foto: Pedro Ribas

Nesta sexta-feira (30) começam os programas e os comerciais da propaganda gratuita no rádio e TV. E o blog foi sondar nas campanhas dos quatro candidatos que têm mais tempo à disposição (mais de 1 minuto) o que se pode esperar da estreia, sobretudo do que aparecerá nas telas. No rádio, os programas serão apresentados das 7h às 7h10 e 12h às 12h10. Na televisão, das 13h às 13h10 e 20h30 às 20h40. Veja o que vem por aí:

João Evaristo Debiasi, coordenador de comunicação da campanha de Eduardo Pimentel, do PSD, vai reforçar o mote que foi adotado de que o seu candidato é o mais preparado. “Nosso tempo de programa é de 4 minutos e 42 segundos, o maior tempo entre todos os candidatos. O eleitor vai ver programas muito leves, vai se enxergar na cidade. Vamos mostrar ao curitibano que o Eduardo é quem está preparado para administrar uma cidade como Curitiba, que nos últimos oito anos foi gerida com absoluto êxito pelo prefeito Rafael Greca e seu vice, Eduardo Pimentel”, disse o marqueteiro.

Ele entende que “o curitibano não abre mão das conquistas, não abre mão da sua autoestima resgatada e do legado da atual gestão”. E o “preparado” segue como o foco: “Diante da complexidade de uma capital como Curitiba, há um entendimento de que a cidade não pode ser gerida por qualquer um, ela não pode ser gerida por aventuras políticas, e sim por aqueles que têm mais preparo. É isso que vamos mostrar nos nossos programas. Que o Eduardo é o mais preparado em função de toda a sua experiência como vice-prefeito, como secretário municipal de Obras Públicas e como secretário estadual das Cidades. Temos um composto que vai trazer tranquilidade e serenidade para o curitibano na escolha daquele que é o mais preparado”, disse.

Maurício Ramos, responsável pelo marketing da campanha de Luciano Ducci (PSB), adiantou que vai trazer as biografias do candidato e do seu vice, deputado Goura (PDT), como complementares uma da outra. “Vamos trazer o Luciano da jornada de obras, mais técnico do que político, de qualidade da gestão. E vamos trazer a jornada de esperança, a política oxigenada, de respeito ao meio ambiente e diversidade, de questões contemporâneas, representada pelo Goura”, adiantou Maurício Ramos.

propaganda-gratuita-ducci-goura
Gravação de Ducci e Goura. Foto:Divulgação

Assim, a marca Ducci+Goura, em fontes de tamanhos iguais e apenas cores diferentes, seguirá nos programas da televisão da propaganda gratuita, conceito inovador que dá o mesmo destaque a prefeito e vice, e será mantida em toda a campanha. Com muitas cores, “marca registrada” do marqueteiro. Ducci tem 2’12” na maioria dos programas de bloco e chega a 2’15” em alguns dias e a campanha já vai inserir propostas desde a estreia. Serão dois programas diferentes – à tarde e à noite – nesta estreia. Nos comerciais, a ideia é adotar esse mesmo conceito prefeito+vice e juntar com propostas do plano de governo.

O candidato Ney Leprevost (União Brasil) tem 1’14” nos blocos e 10 inserções comerciais diárias. Seu marqueteiro, Guto Araújo, porém, não quis adiantar nada do que virá no programa de estreia. Por meio da assessoria de imprensa da campanha, ele disse que falará a respeito depois que o primeiro programa for ao ar.

propaganda-gratuita-maria-victoria
Maria Victoria em gravação. Foto: Divulgação

Maria Victoria, do PP, tem 1’07” de tempo no horário de blocos e nove inserções diárias de 30” cada. A estratégia dos responsáveis pela campanha nesse primeiro momento é tornar a candidata Maria Victoria mais conhecida da população curitibana. “Pesquisas apontam que ainda há um grande número de eleitores que não a conhece. Assim, os primeiros vídeos vão concentrar na biografia, apresentação pessoal e histórico da candidata. Na sequência serão colocadas as propostas para transformar Curitiba numa cidade melhor para todos”, informou a assessoria de imprensa da campanha da candidata do Progressistas.

Leia também: Ney lança sua campanha e diz que não está buscando um “emprego de prefeito”

Veja a distribuição do tempo na propaganda gratuita do rádio e a da TV:

Coligação Curitiba Melhor Para Todos, da candidata Maria Victoria (PP) – 01’07” no bloco e 9 inserções de 30″ na programação normal

Coligação Curitiba Pode Mais, do candidato Ney Leprevost (União) – 01’14” no bloco e 10 inserções

Coligação Curitiba + Social e Humana, do candidato Luciano Ducci (PSB), 02’12” e 18 inserções

Federação PSOL REDE (PSOL/REDE), da candidata Professora Andrea Caldas, 00’25” e 3 inserções

Coligação Curitiba Amor e Inovação, do candidato Eduardo Pimentel (PSD) 04’42” e 39 inserções

Partido Solidariedade, do candidato Luizão Goulart 00’17” e 2 inserções

Roberto Requião (Mobiliza), Cristina Graeml (PMB), Samuel de Mattos (PSTU) e Felipe Bombardelli (PCO) não dispõem de tempo na propaganda gratuita.