curitiba teto de gastos eleição
Curitiba. Foto: Sérgio Mendonça Junior/Viaje Paraná

Saiu a relação com o limite de gastos estabelecido pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) das campanha municipais deste ano. Quem for candidato em Curitiba tem um teto de gastos de R$ 14.161.044,67 na campanha do primeiro turno. Quem passar para o segundo turno, pode gastar mais até R$ 5.664.417,87. O teto para candidato a vereador é de RS 689.037,15.

O tetode gastos é estabelecido com base no limite da eleição anterior corrigido pelo IPCA. Podem compor esse valor recursos do fundo eleitoral, o chamado fundão, recursos do próprio candidato, doações de pessoas físicas no limite de até 6% da renda bruta anual e verbas do fundo partidário eventualmente economizadas pelo partido.

O valor do teto de gastos do primeiro turno é considerado um bom valor pelas campanhas. “O duro é conseguir todo esse recursos”, disse ao blog um dos coordenadores de campanha majoritária em Curitiba. De qualquer modo, depois que as doações de pessoas jurídicas foram proibidas, em 2015, os custos de campanha acabaram caindo, segundo esse coordenador. Dois dos custos mais altos – comunicação e assessoria jurídica – tiveram redução de lá para cá.

teto-curitiba

Página da portaria em que consta Curitiba.

Veja a tabela completa do TSE no link.

Leia também: PDT, de Goura, marca convenção municipal de Curitiba: será em 27 de julho, um dia antes de Ducci