Roberto Requião CBN transporte
Foto: CBN Curitiba

O candidato do Mobiliza à prefeitura de Curitiba, ex-governador Roberto Requião, disse hoje (27) em entrevista à Rádio CBN, que não é possível adotar uma política de transporte coletivo gratuito em Curitiba sem aumento correspondente de impostos. Requião classificou como “vigarice eleitoral” promessas de candidatos de adotar a tarifa zero na cidade e comparou a situação de Curitiba com a de Araucária, na região metropolitana de Curitiba.

Tarifa zero é possível em Araucária, que tem o segundo maior ICMS do Paraná porque tem as instalações da Petrobras. O sistema de ônibus de Araucária é muito simples, tem pequenas rotas e poucos ônibus. Então, lá pode ter tarifa zero. Mas Curitiba tem integração da região metropolitana, são centenas de ônibus”, citou

Segundo disse Requião à CBN, se for adotada a tarifa zero no transporte, terá que haver aumento de impostos. “Aumenta o imposto do que você compra na feira e no mercado? Não tem sentido isso. Nós temos é que baixar ao máximo a tarifa. E podemos viabilizar, sim, em determinado momento, tarifa zero para o estudante de escola pública de uma família pobre”, disse. “São possibilidades concretas”, completou.

Na sua gestão como prefeito de Curitiba, entre 1986 e 1989, Requião criou uma frota pública de transporte e adotou o sistema de pagamento às empresas por quilômetro rodado, medidas que ele promete retomar caso seja eleito prefeito novamente este ano.