pimentel sabatina cultura franklin
Foto: Franklin de Freitas

Durante sabatina no Estúdio Bem Paraná nesta quinta-feira (12), o candidato do PSD à prefeitura de Curitiba, Eduardo Pimentel, disse que, se eleito, vai aumentar o investimento em cultura na cidade. Hoje, a cultura tem cerca de 1% do orçamento total do município e, segundo o candidato, ele vai trabalhar para chegar aos 3% no prazo de quatro anos.

Pimentel também informou que, eleito prefeito, vai voltar a apoiar a realização do tradicional Festival de Curitiba, que acontece há mais de 30 anos no final de março na cidade, movimentando toda a cena cultural. Durante toda a gestão do atual prefeito Rafael Greca, o festival deixou de ser apoiado pelo município. Até mesmo os espaços culturais municipais, tradicionalmente utilizados para a apresentação de peças da programação do festival, não foram ocupados nos últimos anos.

Pimentel falou ainda na sabatina que tem a intenção de realizar um festival de primavera em Curitiba, com muita cultura e programação artística gratuita, nos moldes do que já é feito no Natal. Ele disse que a ampla programação de Natal, com muitas atrações gratuitas, mobiliza não só os curitibanos, mas também turistas que ajudam a movimentar a economia da cidade.

Mas ele não falou só sobre o futuro da cultura. Citou também o que a atual gestão fez, como a realização da tradicional Oficina de Música não apenas em janeiro, no verão, mas também com uma edição de inverno, em julho.

Leia também: Eduardo Pimentel garante ser o candidato de Bolsonaro em Curitiba e diz que tarifa zero no ônibus é inviável