transporte eleição ônibus elétricos
Eduardo Pimentel exibe nas suas redes os ônibus elétricos. Foto: Reprodução Instagram Eduardo Pimentel

Transporte ganha eleição? Pode ser, pois vários dos nossos pré-candidatos têm falado muito sobre o assunto e feito promessas bem concretas. Vamos falar aqui dos cinco primeiros colocados nas pesquisas em Curitiba.

Uma das promessas que mais aparecem nessa dobradinha transporte e eleição é a da volta da domingueira, aquela passagem bem mais barata aos domingos. Quando Beto Richa (PSDB) foi prefeito ele determinou que aos domingos a passagem custaria só R$ 1. Essa tarifa vigorou na gestão dele e dos seus dois sucessores, Luciano Ducci (PSB) e Gustavo Fruet (PDT).

Mas o atual prefeito, Rafael Greca (PSD), resolveu acabar com essa tarifa especial de domingo em fevereiro de 2017, pouco tempo depois de assumir. Houve muitas queixas na época, o assunto foi motivo de muito debate, inclusive na Câmara de Vereadores, mas não teve retorno.

Beto Richa, do PSDB, agora diz que a domingueira voltará mas com tarifa zero. Luciano Ducci, do PSB, também diz que se eleito vai ter domingueira de graça.

Eduardo Pimentel (PSD), que é vice de Greca na prefeitura, não fala em domingueira, mas mostra os novos ônibus elétricos, as obras para o novo Inter 2 e mantém o assunto transporte em alta.

E agora, o pré-candidato do União Brasil, Ney Leprevost, fala em ônibus de graça para toda a população como “uma meta viável a ser perseguida”. Ele falou isso na sabatina do UOL, na terça-feira (16)

O ex-governador e ex-prefeito Roberto Requião, do Mobiliza, é mais cauteloso e fala em transporte de qualidade, abundante e por preço justo. Lembra da frota pública que criou quando foi prefeito, mas diz que não é candidato a “vender ilusões”.

Mas uma coisa é certa: transporte e eleição andam juntos na cidade.

Leia também: Moro já participa da pré-campanha, diz Ney em sabatina ao UOL. Definição sobre Rosângela na vice deve sair esta semana