com rosângela vice ney ducci
Ney e Rosângela na ONG Gerar. Foto: Divulgação

Dez dias depois do começo da campanha eleitoral, já dá para perceber como os candidatos à prefeitura de Curitiba vêm valorizando (ou não) a participação de seus vices nas agendas e na propaganda, principalmente nas redes sociais. Entre os cinco mais bem pontuados nas pesquisas de intenção de voto, Ney Leprevost (União) e Luciano Ducci (PSB) são os que mais colocam os vices das suas chapas em evidência.

Luciano Ducci é o único entre os candidatos que colocou o nome de Goura (PDT) do mesmo tamanho no seu no material de campanha. Ducci + Goura aparecem na mesma fonte, criada pela equipe especialmente para a campanha, apenas com cores diferentes (Ducci em azul e Goura em laranja). Veja no Instagram.

card-agenda-vice-ducci-ney

Evidência maior ainda da importância dada ao vice na chapa de Luciano Ducci vem das agendas divulgadas. Em muitos compromissos, os dois vão juntos. Mas Ducci também vai a eventos sem o vice. Só que no material de divulgação aparece o compromisso de Goura no mesmo horário. E a divulgação após os eventos também traz destaque ao vice. Os títulos dos textos de divulgação sempre começam com Ducci + Goura. Como neste domingo: “Ducci+Goura incorporam propostas apresentadas por mulheres da Frente Ampla”.

Ney Leprevost também valoriza bastante sua vice, sobretudo nas agendas de campanha. O material de divulgação é convencional, com o vice em tamanho menor nos cards das redes sociais, por exemplo. Mas uma olhada rápida no Instagram do candidato já deixa visível a presença da vice. Em dois dos três posts fixados, Ney está com Rosângela. E aparece com ela em várias outras publicações na página.

Mas quando se trata de participação em agenda, a deputada Rosângela Moro (União) é ainda mais ativa. Ela foi com Ney a um encontro na Apae, esteve em caminhada pela Feira do Alto da Glória e foi junto com o candidato assinar um termo de compromisso na ONG Gerar. E, para não dar margem a dúvidas, Ney gravou um vídeo que está no Instagram tecendo grandes elogios à companheira de chapa. Na legenda, ele diz: “Uma dupla que dá certo! A @rosangelawmoro e eu nos unimos por Curitiba. Compartilhamos ideias de gestão e inovação para transformar Curitiba na capital mais humana, segura e eficiente da América do Sul. Curitiba pode mais”.

Eduardo Pimentel, do PSD, já vai num caminho diferente. Paulo Martins, seu vice, pouco aparece nas redes sociais do candidato a prefeito e menos ainda no material de divulgação à imprensa. Na página do Instagram de Pimentel, por exemplo, há um card fixo com uma foto dos dois juntos e o nome de Paulo Martins bem menor. Na agenda de sábado passado (23), suspensa por causa do mau tempo, havia a previsão de participação do vice em parte dos compromissos. No domingo, Pimentel circulou com o ex-deputado Deltan Dallagnol pela feira da Praça 29 de março e não há qualquer menção da presença do vice no evento.

Na homepage do site oficial da campanha de Pimentel (https://eduardopimentel.com.br/) não há nenhuma menção ao vice, nem imagem dele com o candidato.

O próprio Paulo Martins, nas suas redes sociais, pouco fala da campanha à prefeitura de Curitiba. No Instagram, por exemplo, onde ele tem 338 mil seguidores, mais de cinco vezes o que tem o titular da chapa, há uma publicação original de Pimentel em colaboração com Paulo Martins, com a imagem dos dois e as informações básicas de campanha. E uma outra publicação da participação de Paulo Martins em uma ação de adesivaço no sábado 17 de agosto. No mais, Paulo Martins segue falando sobre as eleições na Venezuela e fazendo críticas ao governo federal.

Roberto Requião, do nanico Mobiliza, também não fala do vice, Marcelo Henrique. Sem dinheiro do fundo eleitoral para fazer a campanha, Requião tem se limitado a fazer vídeos em que aparece sozinho, falando sobre temas da cidade, e publicá-los nas redes sociais. Sem tempo também na propaganda eleitoral gratuita, que começa na sexta-feira (30), será difícil ampliar a campanha e mostrar seu vice.

Maria Victória, do PP, fez grande alarde quando o vice de sua chapa, o advogado Walter Petruziello, foi anunciado. Mas não há uma participação mais ostensiva dele na campanha. No Instagram da candidata, há um post fixo com ele, tem também a participação de Walter em adesivaço e caminhada nos dias 17 e 18 de de agosto, mas só. Maria Victoria interrompeu sua campanha por três dias na semana passada em respeito à memória da primeira dama de Curitiba, Margarita Sansone, que morreu no dia 20 (terça-feira).

Leia também: Eleição em Curitiba: semana tem previsão de quatro pesquisas