foto S.C divulgação


Mais de 40 milhões de pessoas no Brasil não estão no mercado de trabalho. O dado é do IBGE e ilustra a realidade de milhões de brasileiros. Foi com esse pensamento que a Ambev mirou seus esforços a serviço de contribuir com a mudança desse cenário, convocando suas marcas para participarem da corrida pela inclusão produtiva. Hoje, toda a companhia trabalha com a ambição de incluir 5 milhões de pessoas produtivamente até 2032, oferecendo oportunidades de estudo, renda e conexão.
 

“Hoje, 100% do foco da Ambev é pensar e executar soluções que vão de encontro aos principais desafios da sociedade. Depois de mergulharmos no assunto, principalmente depois da nossa atuação na pandemia, em que pudemos compreender o tamanho da nossa potência para ajudar o País, criamos o Bora, uma plataforma voltada para inclusão produtiva por meio de três pilares, conhecimento, empoderamento financeiro e conexões. Nosso segundo passo foi trazer nossas marcas para amplificar nosso impacto. E tem sido transformador ver o tanto que podemos fazer de mãos dadas”, comenta Carlos Pignatari, Diretor de Impacto Social da Ambev.
 

Um exemplo que traduz esse compromisso é o Bora Zé, uma ação conjunta com o Zé Delivery, maior app de bebidas do Brasil, que vai impulsionar a vida de pessoas entregadores e suas famílias por meio de capacitação, conexão e oportunidades de emprego e renda. São aproximadamente 720 vagas para contratação formal no ecossistema da companhia todos os anos nas áreas de vendas e logística, exclusivamente para entregadores ou entregadoras do Zé. 

Quem também participa desse movimento é o BEES, plataforma digital da Ambev para focada em bares e restaurantes que, junto à Abrasel e ao Sebrae, criou o Aprender para Empreender, um programa de treinamentos e especialização para 800 mil pontos de venda espalhados pelo Brasil.
 

Com foco na equidade de gênero e protagonismo feminino na gastronomia, Stella Artois lançou o Juntas Na Mesa, com um investimento de R$ 10 milhões para dar mais visibilidade, formação e crédito para as mulheres dentro do segmento. 

Para fomentar ainda mais o universo cervejeiro, a Academia da Cerveja, escola de conhecimento e cultura cervejeira da Ambev, lançou o Forma, um curso de capacitação voltado aos profissionais do setor de bares, restaurantes e outros estabelecimentos do mercado. Durante o curso, gratuito, online e com certificação, os alunos aprendem sobre estilos, princípios básicos de harmonização e serviço de cervejas. 
 

foto S.C divulgação

A união das marcas da companhia pela inclusão produtiva ditam o ritmo da evolução e da necessidade de expansão desse movimento por todo o Brasil, chegando em diferentes lugares, atingindo diferentes públicos e impactando a vida de milhares de pessoas com oportunidades de renda que, até então, eram desconhecidas.

“Nós estamos apenas no início de um trabalho que vai ajudar nosso País a crescer. Vamos continuar apostando na força das nossas marcas, presentes na vida de milhares de brasileiros, e usar nossa capacidade logística, de negócios, comercial e criativa para contribuir positivamente com a sociedade e garantir crescimento econômico inclusivo e sustentável, trabalho pleno e digno para todos”, finaliza Pignatari.

via assessoria