Gulash Cred Emelin Les

As noites mais frias do inverno pedem aquela comfort food que aquece o corpo e a alma. O chef David Luigi Neu, que comanda a cozinha do Koré, restaurante do Qoya Hotel Curitiba, Curio Collection by Hilton, preparou releituras de clássicos com um toque paranaense. A partir de 24 de julho, todas as quartas-feiras, no ambiente aconchegante do restaurante, será servido um jantar em cinco tempos desenvolvido especialmente para o inverno.

Gulash Cred Emelin Les

Gulash foto Emelin Leszczynski 

O Qoya conta que a concepção dos quatro caldos resgatou receitas tradicionais e trazem lembranças gustativas que serão as protagonistas do festival. Um dos destaques é o Caldo de Quirerinha com Porco Moura, um clássico da culinária lapeana, que se espalhou com os tropeiros que transportavam mercadorias, no Brasil colonial, do Rio Grande do Sul ao Sul de Minas Gerais.

“O Caldo de Quirerinha com Porco Moura é uma combinação única que reforça a tradição paranaense e ganha peso com o Porco Moura, um animal com carne mais saborosa criado exclusivamente no Sul do País”, explica David que comanda o restaurante do Qoya.

A lembrança afetiva dos pratos é reforçada com a sequência de caldos que usam produtos típicos ou remetem ao passado de Curitiba. Um dos clássicos é o Gulash, prato típico da capital paranaense trazido pelos imigrantes eslavos, que vem acompanhado de spätzle, creme azedo e queijo boursin.

Outro clássico de frutos do mar servido no festival será o Bouillabaisse, um dos pratos mais famosos do mundo e com origem lendária.  A história popular da origem dessa sopa sugere que Vênus, deusa da beleza, servisse Bouillabaisse a seu marido, Vulcano, para colocá-lo para dormir enquanto tinha um encontro amoroso com Marte.

O Bouilabaisse resgata também a história do chef David que se estudou e trabalhou na França, além de se inspirar em grandes nomes da gastronomia, como Christophe Besse, Erick Jacquin e Eva dos Santos.

O Qoya também pensou em quem segue uma dieta vegetariana ou vegana. No Festival de Inverno, você encontrará versões deliciosas e criativas dos pratos principais, com acompanhamentos que complementam os sabores e garantem uma experiência gastronômica completa, como a Pupunha e Cabotiá, ingredientes típicos da América do Sul.

Conheça as opções servidas:

Couvert: Pães de fermentação natural e queijos meia cura, comtè e camembert. Uma seleção perfeita para abrir o apetite e preparar o paladar para o que está por vir.

Creme de pupunha: Um clássico reinventado, com ragú de cogumelos, agnolini de alho poró e burrata.

Gulash: Carne tenra cozida lentamente em especiarias, acompanhada de spätzle, creme azedo e queijo boursin.

Quirerinha: A autêntica culinária brasileira em sua melhor forma. Grãos de milho cozidos com carne de porco moura, calabresa e couve.

Bouillabaisse: Rouille, frutos do mar e cebola crocante completam a experiência com texturas e sabores marcantes.

Tostata de mel: Mascarpone, creme de baunilha e caramelo se unem em perfeita harmonia para um final doce e memorável.

Bouillabaisse-CRed-Emelin-Les

foto Emelin Leszczynski  divulgação

Festival Inverno

Data: 24 de julho de 2024, às 19h

Local: Koré Gastronomia – Qoya Hotel Curitiba, Curio Collection by Hilton

Endereço: Av. Sete de Setembro, 4211 – Batel

Valor: 110,00 + taxa

Reservas: 41 3340-4000

fotos Emelin Leszczynski  divulgação via assessoria