A Prefeitura de Campo Largo e o MCTIC – Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações do Governo Federal assinaram, na quinta-feira (14), um ACT – Acordo de Cooperação Técnica, que pode levar Campo Lago a se tornar a primeira Cidade Inteligente do Brasil. O acordo é o primeiro passo para que o Município possa implantar todas as vertentes de uma cidade inteligente.

Américo Benardes, diretor de Inclusão Digital do Ministério da Ciência, Tecnlogia, Inovações e Comunicações, disse que “o acordo proporcionará a busca de condições para o desenvolvimento de uma Cidade Inteligente em Campo Largo, com toda a infraestrutura de Telecomunicações, implantação de serviços para melhorar a vida do cidadão, melhorar a gestão do Município e políticas de formação e capacitação para as pessoas que vivem na cidade. Esse acordo tem, como objetivo, estudar projetos, construir projetos, visando a construção de Campo Largo como uma Cidade Inteligente. No segundo semestre de 2018 esses benefícios já estejam perceptíveis pela população”.

 

 

Segundo Américo, escolas e postos de saúde deverão ser conectados pela internet em banda de alta velocidade, seja por meio de tecnologia terrestre (fibra ótica) ou tecnologia de satélite, atingindo inclusive as escolas e postos de saúde do interior.

A solenidade de assinatura do acordo foi presidida pelo vice-prefeito, Mauricio Rivabem, uma vez que o prefeito Marcelo Puppi encontra-se em viagem à Brasília, e do presidente da Cocel, José Arlindo Chemin. Os técnicos do MCTIC estavam acompanhados de técnicos da Huawei, uma das maiores empresas de tecnologia digital do mundo, e de representantes da Embratel. Eles tiveram reuniões com técnicos e diretores da Cocel e, posteriormente, com servidores e secretários municipais, das áreas de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico.

A assinatura do acordo é apenas o primeiro passo para Campo Largo se tornar Cidade Inteligente. Será possível a utilização da tecnologia para a Segurança Pública, Educação, Saúde e para a Administração Municipal. Também será possível a utilização desta tecnologia, também pelo cidadão, através de empresas da área. Há, inclusive, num futuro próximo, a possibilidade de interligar a Prefeitura Municipal a todos os cidadãos, através de ferramentas como o WhatsApp, para facilitar a comunicação oficial com a população.