Araucária, na Grande Curitiba, sediou na quinta-feira (17) a 2ª edição do Fórum Araucária de Inovação, evento realizado pelo Ecossistema Local de Inovação (EcoAR) e pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico (Avança Araucária), com a colaboração do Sebrae/PR, Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Araucária (ACIAA) e da prefeitura municipal.

O evento no Auditório Zilda Arns, dentro da Petrobras, reuniu integrantes a Petrobras, o Parque de Inovação Tecnológica (PIT) de São José dos Campos (SP) e a multinacional Novonesis para discutir sobre a constituição da governança em biotecnologia que trabalhará na criação do Parque Tecnológico de Araucária. A iniciativa conta com consultoria do Sebrae/PR para sua constituição, bem como recursos vindos do edital do Sistema Estadual de Parques Tecnológicos do Paraná (Separtec).

Paulo Henrique Grochowicz, consultor do Sebrae/PR, explica que o fórum faz parte do Circuito de Inovação da RMC, parceria entre as cidades de São José dos Pinhais, Pinhais, Araucária e Fazenda Rio Grande, cada uma em um formato.

“O maior objetivo foi apresentar o projeto de implementação do parque tecnológico em biotecnologia dentro de Araucária, iniciativa que vem sendo construída conjuntamente há três anos. A novidade foi a chegada do PIT de São José dos Campos como um possível implementador do parque, junto aos demais parceiros”, detalha.

Jair Rodrigues Dias Junior, integrante da governança do EcoAr e secretário executivo do Avança Araucária, falou sobre o sucesso do evento.

“O Fórum Araucária de Inovação cumpriu seu objetivo ao atrair atores importantes para ações que estão sendo implementadas no município. Considero que o evento teve ótimo conteúdo, público qualificado, com uma plateia formada pelo empresariado no período da manhã, e no período da tarde repleta de jovens, levando a mensagem de que Araucária está em pleno desenvolvimento econômico e apostando na inovação como um dos pilares”.