golfe
Projeto social (Divulgação)

Estudantes da rede municipal de Quatro Barras participam semanalmente de aulas gratuitas de golfe em um campo oficial. Mais de 20 crianças, de sete a 10 anos, integram desde abril o projeto “Golf do Futuro”, parceria entre o Clube Curitibano e a Prefeitura de Quatro Barras.

Cerca de 500 crianças e jovens participaram de projetos sociais de golfe em todo o Brasil em 2023. De acordo com a Federação Paranaense e Catarinense de Golfe (FPCG), a expectativa é aumentar a formação e fortalecimento da base do esporte, investindo no conceito “golfe se faz com criança”.

“Acreditamos que quando as crianças estão inseridas em algum esporte, elas desenvolvem habilidades emocionais, sociais e motoras. Com este projeto, queremos incentivar uma vida mais saudável, formar cidadãos exemplares para o futuro e, quem sabe, desenvolver futuros atletas de alto rendimento”, afirma o presidente do Clube Curitibano, Paulo Roberto Oliveira.

O Clube Curitibano oferece toda a infraestrutura para que os jovens possam ingressar na modalidade. As aulas são realizadas todas as terças e quintas-feiras em um campo de 660 mil m², com 18 buracos oficiais, e ministradas por professores com experiência no golfe.

“Estou adorando o projeto, estou aprendendo muito com ele. Dou nota 10 para a ação”, conta a aluna Laís Mariah, da Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves, na Campininha.

Segundo a Confederação Brasileira de Golfe (CBG), existem 117 campos oficiais da modalidade no país, sendo 80 construídos nos últimos 15 anos, e cerca de 20 mil praticantes – número que dobrou na última década.

“O golfe foi escolhido porque é um esporte com mais de 800 anos de história, e no Brasil ainda tem buscado espaço para se popularizar. Esses dados demonstram como o esporte tem margem de crescimento entre os brasileiros”, reforça Oliveira.

Como ingressar no programa “Golf do Futuro”

Para ingressarem no projeto, os jovens passam por avaliações no campo de golfe de Putting Skills e Chipping Skills. Os alunos que acertarem ao menos três jogadas em cinco tentativas conquistam a vaga.

Toda essa seleção é feita com o acompanhamento dos professores do projeto, que auxiliam os jovens nas tacadas iniciais do golfe para que possam cumprir os desafios.

O Putting Skills conta com o “short putt” (tacadas a 2 pés do buraco) e com o “medium putt” (tacadas a 10 pés do buraco), onde ambos exigem que os estudantes acertem o buraco com apenas uma tacada.

Já no Chipping Skills, os professores ensinam técnicas de posicionamento, empunhadura do taco e ritmo de tacada. Na área de treino conhecida como short game, os estudantes praticam tacadas a 10 e 20 jardas da bandeira com o objetivo de deixar a bola entre 5 e 10 pés.