Oitava edição da Primavera Cultural do Instituto Beija-Flor de Colombo tem apresentações no sábado

Assessoria de Imprensa

No próximo sábado (21), das 14h às 16h, as crianças e os adolescentes do Instituto Beija-Flor – IBF, realizarão apresentações culturais na abertura da VIII Primavera Cultural. O evento é promovido pelo próprio instituto, com o objetivo de difundir a cultura e o resultado do trabalho realizado com o público atendido.

A abertura acontecerá na sede da organização, no bairro Guaraituba, em Colombo, com entrada gratuita e aberta à toda comunidade. Durante a mostra, serão apresentados os aprendizados e conquistas dos beneficiários do IBF que, ao longo do ano, juntamente com suas famílias, desenvolveram suas habilidades e aperfeiçoaram seus talentos.

A VIII Primavera Cultural inicia com a apresentação da oficina de Coral e Violão e termina com a Orquestra de Cordas. Durante os meses de setembro e outubro, estão programadas diversas apresentações dentro e fora do IBF. Serão realizadas visitas a Casas Lares com entrega de flores, apresentações em escolas da rede pública de ensino, e outras ações.

Desde sua primeira edição em 2015, a Primavera Cultural busca trabalhar a gratidão, a solidariedade, a empatia e o respeito, por meio de apresentações artísticas e culturais.

O Instituto Beija-Flor

É uma organização da sociedade civil (OSC) que há 13 anos atua no bairro Guaraituba, no município de Colombo, região metropolitana de Curitiba. Atende crianças e adolescentes com idade entre 6 e 18 anos, em situação de vulnerabilidade e risco social, no contraturno escolar. Oferece atividades socioeducativas, culturais, esportivas e pedagógicas, assim como, acompanhamento familiar, com foco no desenvolvimento integral do público atendido.

Aprendizes de Beija-Flor, projeto cultural aprovado na Lei Rouanet

A organização escreveu o projeto na Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o objetivo de viabilizar o desenvolvimento da Orquestra de Cordas do Instituto. Criada em 2021, por meio da realização de oficinas de instrumentos (violino, viola e violoncelo) e musicalização, a Orquestra de Cordas do IBF é composta por crianças e adolescentes atendidos pelo Instituto, ou que moram no entorno da organização.

Além das oficinas, o projeto oferecerá dez bolsas de estudos (valor em espécie) aos participantes que mais se destacam na Orquestra e realizará duas apresentações públicas e gratuitas da Orquestra de Cordas em Curitiba e Colombo. O projeto, que já recebeu incentivo das empresas Sul Plata, On Petro e BRDE, busca novos incentivadores, pessoas físicas e/ou jurídicas, e encontra-se em fase de execução parcial.

Serviço:

Local: Instituto Beija-Flor
Endereço: Av. Prefeito João Batista Stocco, 306 – Guaraituba/Colombo
Quando: 21/09 (sábado) – Horário: 14h às 16h
Programação: oficinas que serão apresentadas:
Coral e violão: 14h às 14h30
Dança: 14h30 às 15h
Teatro: 15h às 15h 30
Orquestra de Cordas: 15h30 às 16h