Antes mesmo da implantação do Instituto Federal do Paraná (IFPR) em Araucária, o local onde será o campus, no Thomaz Coelho, receberá turmas do programa “Autonomia e Renda”, uma iniciativa da Petrobras que visa atender prioritariamente a jovens e adultos em situação de vulnerabilidade socioeconômica da região. A Prefeitura é parceira nesta ação, por meio de Acordo de Cooperação Técnica, publicado na segunda-feira (24) no Diário Oficial do Município e também já publicado no Diário Oficial da União. O acordo visa beneficiar 800 pessoas ao longo de quatro anos.

Segundo o IFPR, serão “cursos de formação profissional nos níveis técnico subsequente ao ensino médio e de formação inicial e continuada relacionados ao eixo tecnológicos de controle e processos industriais, mais especificamente às profissões relacionadas ao setor de energia”. Estão previstos quatro cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) e três cursos Técnicos Subsequentes. A divulgação sobre o processo de inscrição, requisitos e outros detalhes ocorrerá por meio do Instituto Federal do Paraná (https://ifpr.edu.br). A seleção dos participantes deve ocorrer por meio de sorteio público.

CURSOS – Conforme o Plano de Trabalho relacionado ao Acordo de Cooperação Técnica com a Prefeitura de Araucária, ao longo de quatro anos, serão oferecidas um total de 800 vagas divididas em: 256 vagas para Auxiliar Diversos (tarde – Formação Inicial e Continuada), 128 vagas para Caldeireiro (tarde – Formação Inicial e Continuada), 160 vagas para Montador de Andaimes (tarde – Formação Inicial e Continuada), 64 vagas para Isolador (tarde – Formação Inicial e Continuada), 64 vagas Técnico em Eletrotécnica (manhã – Técnico), 64 vagas Técnico em Mecânica (manhã – Técnico), 64 vagas para Técnico em Soldagem (manhã – Técnico). Esses cursos são pensados para atender a demanda local no setor de Petróleo e Gás e a inserção socioprofissional desses participantes.

Essa formação profissionalizante prevê bolsa-auxílio. Além do apoio financeiro, segundo o IFPR, a iniciativa conta ainda com “reforço de Português e Matemática para melhoria da escolaridade; conteúdo obrigatório de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS) para fortalecer a segurança nas obras e operações, acompanhamento psicossocial e oferta de cursos para o desenvolvimento de competências socioemocionais e pessoais”.

A participação da Prefeitura nesta parceria ocorre, por exemplo, com a disponibilização de salas e demais estruturas e recursos necessários para as atividades. A manutenção do local também ficará a cargo do município, que terá um representante para acompanhar o programa e fazer interlocução junto ao IFPR.

A Prefeitura de Araucária está comprometida com a implantação do campus local do IFPR. Antes mesmo do início do processo de seleção de localidades pelo Governo Federal, a Prefeitura já tinha um estudo técnico pronto destacando a importância da implantação de um campus na cidade, bem como sobre os benefícios e contrapartidas que o município têm a oferecer.

ESCLARECIMENTO – Respeitando a legislação eleitoral, a Prefeitura de Araucária informa que não poderá realizar divulgações sobre esses cursos ao longo dos próximos meses. Por isso, os interessados deverão acompanhar as divulgações e orientações sobre esses cursos diretamente nos canais oficiais do Instituto Federal do Paraná. Isso inclui informações sobre requisitos, documentos necessários e inscrições. Há expectativa de que as inscrições (via site a ser divulgado pelo IFPR) ocorram no mês de julho.