escola egipciana
Foto: Carlos Poly/SMCS

A comunidade escolar do Jardim Iguatemi, em Araucária, mostrou, na terça-feira (25) o quanto a nova Escola Municipal Professora Egipciana Swain Paraná Carrano era aguardada. Foi uma verdadeira celebração à história da escola e que contou com a participação dos alunos, que entraram na escola pela 1ª vez na segunda-feira (24). O projeto idealizado pela equipe da Prefeitura também ganhou muitos elogios. O prefeito Hissam Hussein Dehaini compareceu à cerimônia e ressaltou a obra como compromisso e trabalho de uma grande equipe de servidores municipais.

A diretora da unidade, Eliane Pedro, citou em seu discurso que a escola é uma “grande família” e que a comunidade ao redor da unidade educacional também compõe essa família. Com uma longa história de trabalho como professora na Egipciana, Eliane reforçou a importância histórica do momento, “sonho de muitos professores, estudantes e pais”, em uma unidade em que duas ou três gerações de famílias passaram pela escola. A antiga escola iniciou com seis salas de aula em alvenaria e, com o tempo, ganhou mais seis salas de aula em um anexo de madeira. Da antiga estrutura para a nova, uma verdadeira transformação. “É escola pública. É a mais linda de Araucária, do Paraná e talvez do Brasil”, disse Eliane contente ao elogiar a obra, ao lado da diretora auxiliar, Simone Teresinha Negrello.

O prefeito Hissam Hussein Dehaini fez questão de dar umas palavras à comunidade escolar e a conhecer o novo espaço, uma história que revelou acompanhar há muito tempo, antes mesmo de ser prefeito. Ele destacou a “vontade” e a “visão” da administração municipal para a necessidade desta obra há muito tempo aguardada pela comunidade, além do comprometimento de um grande grupo de servidores e secretarias responsáveis por tornar o sonho em realidade: “Tudo isso foi possível graças à equipe da Prefeitura”, agradeceu. Secretários municipais, incluindo a secretária municipal de Educação, Adriana de Oliveira Chaves Palmieri, prestigiaram o evento e conheceram o novo espaço.

AMPLA e MODERNA – A nova escola Egipciana conta com três pisos e um total de 2.500m² de área construída. Chama atenção a imponência e a beleza do prédio com capacidade para atender cerca de 300 alunos, do 1º ao 5º ano, em ensino integral. Conforme o projeto desenvolvido pela equipe da Secretaria Municipal de Planejamento (SMPL), o novo prédio terá 12 salas de aula, 08 salas para atividades diversas (laboratório de artes, informática, salas multifuncionais, ballet, judô, etc.), salas para suporte pedagógico, áreas de convivência, biblioteca, parquinho de areia e quadra poliesportiva, entre outros espaços. O projeto incluiu ainda a criação de uma via interna para embarque e desembarque seguros dos alunos. A execução do serviços no local foi acompanhada de perto pela equipe da Secretaria de Obras (SMOP). A Secretaria de Esporte e Lazer (SMEL) confirmou que realizará atividades de futsal, vôlei e basquete na escola, dentro do período de contraturno das crianças.