Tamandaré sedia Fórum de Segurança Pública

Ascom/Almirante Tamandaré

Almirante Tamandaré recebeu o II Fórum de Segurança Pública, numa parceria entre a Prefeitura Municipal e o Conseg (Conselho de Segurança Pública). A ideia era fortalecer os laços entre poderes públicos, lideranças e associações de moradores para uma luta em comum:a melhoria da segurança no Município.

Um dos grandes problemas dectados foi a falta de registros de boletins de ocorrência. Alguns bairros,como o São Venâncio, reclamam de furtos e roubos na região, com poucas viaturas circulando. No entanto, os boletins de ocorrência não estão sendo registrados. “Ocorre que fazemos o que chamamos de georreferenciamento. Os locais onde têm maior fluxo de ocorrências são os que teremos mais viaturas circulando. Se não tivermos os boletins, não tem como sabermos que os crimes estão ocorrendo”,afirmou o capitão Luciano Cordeiro, comandante da Polícia Militar (PM) em Almirante Tamandaré.

Outro problema é a ausência de denúncias, até pelo telefone 181. O capitão Fragoso, coordenador do Disque Denúncia 181 da Secretaria de Segurança Pública, lembrou que para combater a criminalidade é necessária a parceria com a população. “Temos que ter acesso as ocorrências criminais e aos possíveis infratores para podermos agir efetivamente. O 181 garante que o denunciante não sofrerá represálias, porque ele não é identificado”, ponderou o capitão.

Para melhorar a atuação policial em Almirante Tamandaré, a Prefeitura iniciou a colocação de câmeras em vários pontos da cidade. Ao todo serão instaladas 36 câmeras. O monitoramento será feito conjuntamente no Núcleo de Proteção e Vigilância Municipal (NPVM) enas forças policiais, através da Celepar (Central de Informática do Paraná). “É a primeira vez na história de Almirante Tamandaré que temos uma Secretaria de Segurança Pública, ao que pese ainda termos muitos problemas ainda de criminalidade na nossa cidade”, pontuou o prefeito Gerson Colodel.