cao k9 cocaina foz receita
Cão K-9, Echoes, ajudou na descoberta da cocaína (Divulgação/Receita Federal)

A Receita Federal, com o apoio da Polícia Federal e da Força Nacional, realizou na tarde de terça-feira (3) a maior apreensão de cocaína deste ano na região de fronteira de Foz do Iguaçu.

Durante uma fiscalização de rotina na Aduana da Ponte Internacional da Amizade, fronteira entre Brasil e Paraguai, foi encontrado um total de 181,3 quilos de cocaína escondidos em um fundo falso na carroceria de um caminhão de pequeno porte.

O alvo da operação foi selecionado pela equipe de Análise de Risco da Receita Federal, que identificou o caminhão como suspeito. A abordagem ocorreu quando servidores da Receita Federal notaram o comportamento nervoso do motorista paraguaio, que dirigia um caminhão com placas do Paraguai.

O trabalho do cão K-9, chamado Echoes, especializado em detecção de substâncias ilícitas, foi essencial para a localização da droga. Ao perceber a aproximação dos servidores, o motorista tentou escapar, mas foi detido pela equipe de plantão.

O caminhão, que estava em trânsito pela aduana brasileira, tinha a droga destinada à cidade de Foz do Iguaçu. No entanto, o motorista não soube informar o destinatário final da carga. Após a descoberta, o entorpecente e o motorista foram encaminhados à Delegacia de Polícia Federal em Foz do Iguaçu, onde serão realizados os procedimentos legais.

Para efetuar denúncias anônimas, é possível entrar em contato pelos números (45) 9 9134-0100 e (45) 9 9152-2036.

Localização faz do Paraná corredor do tráfico de maconha e cocaína, entre outras drogas

Devido a sua localização estratégica na América do Sul, o Paraná acaba sendo utilizado como potencial canal utilizado pelo tráfico de drogas para ser enviado a outros países e para o restante do Brasil.