Integrante de organização criminosa que aplicava golpe do falso sequestro é preso em cidade do Paraná

Os criminosos usam táticas de manipulação emocional a fim de convencer as vítimas, geralmente idosas, de que a ameaça é real

Redação Bem Paraná com PCPR
dsc_8708_0_0

(Foto: Fábio Dias/EPR)

Um homem, de 28 anos, foi preso suspeito de integrar uma organização criminosa que aplicava o golpe do falso sequestro em Londrina, na região Norte do Estado. A prisão aconteceu na sexta-feira (21). Estima-se que o prejuízo causado pela ação seja de R$ 600 mil.

As investigações, iniciadas em maio deste ano, apontaram que o indivíduo esteve em pelo menos três endereços do município com o objetivo de recolher dinheiro e joias de vítimas do crime. 

Além do cumprimento do mandado de prisão, os policiais civis também realizaram busca e apreensão na residência do suspeito. No local, foram localizadas as vestimentas e o veículo utilizados nos crimes, bem como jóias e um celular.

Conforme explica o delegado da PCPR Mozart Rocha Gonçalves, neste golpe os criminosos usam táticas de manipulação emocional a fim de convencer as vítimas, geralmente idosas, de que a ameaça é real.

“Eles reproduzem sons de choro ou gritos e ameaçam causar danos físicos à pessoa que supostamente foi sequestrada caso a demanda não seja atendida. A angústia e o pânico provocados fazem com que as vítimas forneçam informações sensíveis ou entreguem bens e valores aos criminosos”, conta.

Após a captura, o homem foi encaminhado ao sistema penitenciário.

As diligências prosseguem a fim de localizar mais vítimas e identificar outros membros do grupo criminoso.