sjp
Fábio Dias/PCPR

Uma mulher, de 35 anos, foi presa preventivamente pelo crime de estelionato em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. A captura aconteceu nesta segunda-feira (23) e foi feita pela Polícia Civil do Paraná (PCPR). A mulher fez pelo menos duas vítimas na região.

Segundo o delegado da PCPR Thiago Mendes, para aplicar o golpe a mulher alegava que teria herdado uma herança e que precisava de ajuda pra achar o cartório a fim de regularizar a documentação necessária.

“No momento da abordagem, outro estelionatário aparecia informando que iria ajudar, mas que precisaria de uma comissão. Então ela informava que iria pagar a comissão. Assim, a outra vítima ficava interessada também na comissão. Contudo, para pagar esse valor ela pedia uma garantia”, explica do delegado.

A suspeita, investigada por aplicar o golpe e outros crimes relacionados, já havia sido presa em 2023 pelo mesmo delito, mas foi liberada em junho de 2024. 

Após investigação, a autoridade policial representou pela prisão preventiva dela, que foi expedida pela justiça.

A mulher foi localizada, presa e encaminhada ao sistema penitenciário. O estelionato pode resultar em penas de mais de cinco anos de reclusão.

BOLETIM DE OCORRÊNCIA – Caso seja vítima do crime de estelionato, o cidadão deve registrar um Boletim de Ocorrência (BO). O registro pode ser realizado via internet, no portal da PCPR, de forma rápida. 

Caso deseje, a confecção do documento pode ser feita de forma presencial na delegacia mais próxima.  

A PCPR também solicita a colaboração da população com informações que auxiliem em investigações contra crimes de estelionato. As denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos números 197, da PCPR ou 181, do Disque-Denúncia.