Professor da rede estadual é preso por fazer apologia ao nazismo, compartilhar conteúdo racista e xenofóbico na Grande Curitiba

Redação Bem Paraná com assessoria
Fábio Dias 2023

Fábio Dias 2023

Um professor de história, de 48 anos, da rede estadual do Paraná foi afastado nesta quinta-feira, 18 de abril, por suspeita de fazer apologia ao nazismo, racismo e xenofobia nas redes sociais. As investigações começaram a partir da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), serviço de inteligência civil do Brasil, responsável pelo do Sistema Brasileiro de Inteligência, que informou sobre o caso à Polícia Civil do Paraná (PCPR).

O professor atuava em dois colégios do Estado em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). O afastamento foi confirmado pela Secretaria Estadual de Educação (Seed).

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) cumpriu três mandados de busca e apreensão em endereços ligados apo suspeito nesta manhã. Durante as buscas, os policiais civis apreenderam um celular e diversos pendrives, que auxiliarão no andamento das investigações. 

O delegado da PCPR Vyctor Grotti explica que a ação é decorrente de investigações iniciadas há dois meses. “Apuramos que o indivíduo, através de suas redes sociais, estaria fazendo apologia ao nazismo, veiculando símbolos e emblemas que utilizam a cruz suástica, além de incitar a discriminação e preconceito de raça, cor e procedência nacional”, afirma Grotti. 

Diante das investigações, a PCPR representou pelos mandados de busca e apreensão, os quais foram deferidos pelo judiciário e cumpridos pela equipe policial.  As diligências continuam a fim de esclarecer por completo os fatos.