Vaca pública do estado quer criar mais 182 cargos comissionados

Redação Bem Paraná

 DEU NO JORNAL DO ESTADO

REQUIÃO QUER CRIAR MAIS
182 CARGOS COMISSIONADOS

ABRAÃO BENÍCIO

O governador Roberto Requião (PMDB) encaminhou para a Assembléia Legislativa um projeto que prevê a criação de 182 cargos em comissão – contratados sem concurso público – na Secretaria de Estado da Saúde (SESA). A proposta, que implicará em um gasto anual de R$ 4.593.667,32 – fora encargos –  aos cofres públicos, tem como objetivo preencher cargos de direção e chefia nos 24 novos hospitais que estão em construção há quase dois anos e fazem parte do pacote de promessas não cumpridas de Requião da campanha de 2006.
Para justificar as contratações, o governo afirma que a mensagem encaminhada ao Legislativo é resultado de um estudo técnico detalhado. “(…) o anteprojeto de lei objetiva a criação, extinção e transformação de cargos de provimento em comissão na estrutura organizacional da SESA. Destacamos que esta proposta foi resultante de estudos conjuntos entre a SESA, a Secretaria de Estado da Administração e a Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral”.
O projeto prevê a transformação de 105 cargos já existentes na estrutura da Secretaria e a criação de  77, resultando em 182 novos postos comissionados.
O líder do governo na Assembléia Legislativa, deputado Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), garante que os novos cargos são imprescindíveis. “São fundamentais para o funcionamento destes 24 hospitais”.
Já os oposicionistas questionam a necessidade de novas nomeações no governo Requião. “Poderiam ser utilizados os cargos que foram transferidos para a Casa Civil a partir da extinção da Serlopar e Fundepar. Quer dizer, quando extinguem um órgão, os cargos permanecem, e quando é para colocar um estrutura em funcionamento, novos comissionados são contratados”, afirma o vice-líder da oposição, deputado Élio Rusch (DEM).

PARA A REPORTAGEM  COMPLETA CLIQUE NO LEIA MAIS

Explicações — O presidente da Comissão de Saúde Pública da Assembléia, deputado estaduais Ney Leprevost (PP), promete cobrar explicações do secretário de Saúde, Gilberto Martins, sobre esta mensagem do governo.
Martins se comprometeu a comparecer, hoje às 10 horas, na Comissão de Saúde para prestar esclarecimentos sobre os 24 hospitais que foram promessa de campanha de Requião em 2006. “Queremos saber sobre a real necessidade de criação destes novos cargos comissionados. Também precisamos saber se vai ser realizado concurso público para contratação de profissionais especializados, já que estes cargos em comissão geralmente são preenchidos por indicação política”, afirma Leprevost.