Gov. Beto Richa, retratos

Um grupo de advogados protocolou hoje, na Assembleia Legislativa, um pedido de abertura de processo de impeachment contra o governador Beto Richa (PSDB). A petição, segundo eles, foi subscrita por cerca de seis mil pessoas, e está assinada por, entre outros, os advogados Tarso Violin, André Passos, Nasser Ahmad Allan, Sandro Lunard Nicoladeli, Lincon Schroeder Sobrinho, Samir Namur, Haroldo Alves Ribeiro Jr e Júlio Cezar Bittencourt Silva. Eles responsabilizam Richa pelo uso desproporcional da força contra manifestantes no último dia 29 de abril, em confronto que resultou em mais de 200 feridos. E apontam ainda que o governador teria determinado a manutenção do uso da força policial mesmo depois que já se tinha a informação de pessoas feridas.

O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), afirmou que vai encaminhar o pedido à Procuradoria da Casa, para análise jurídica. “A Procuradoria vai dizer o caminho legal”, disse Traiano.

Segundo os autores do pedido, a presidência pode colocar o pedido em votação em plenário e são precisos os votos de dois terços dos 54 deputados para a abertura do processo.