Advogados pedem abertura de processo de impeachment contra Beto Richa

Redação Bem Paraná

Gov. Beto Richa, retratos

Um grupo de advogados protocolou hoje, na Assembleia Legislativa, um pedido de abertura de processo de impeachment contra o governador Beto Richa (PSDB). A petição, segundo eles, foi subscrita por cerca de seis mil pessoas, e está assinada por, entre outros, os advogados Tarso Violin, André Passos, Nasser Ahmad Allan, Sandro Lunard Nicoladeli, Lincon Schroeder Sobrinho, Samir Namur, Haroldo Alves Ribeiro Jr e Júlio Cezar Bittencourt Silva. Eles responsabilizam Richa pelo uso desproporcional da força contra manifestantes no último dia 29 de abril, em confronto que resultou em mais de 200 feridos. E apontam ainda que o governador teria determinado a manutenção do uso da força policial mesmo depois que já se tinha a informação de pessoas feridas.

O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), afirmou que vai encaminhar o pedido à Procuradoria da Casa, para análise jurídica. “A Procuradoria vai dizer o caminho legal”, disse Traiano.

Segundo os autores do pedido, a presidência pode colocar o pedido em votação em plenário e são precisos os votos de dois terços dos 54 deputados para a abertura do processo.