Cadê as pesquisas sobre a disputa pela Prefeitura de Curitiba que sairiam nesta semana?

Futura/100% Cidades e AtlasIntel haviam registrado pesquisas e marcado a divulgação para ontem e hoje. Mas até agora, nada...

Política em Debate
TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL URNA ELETRONICA URNAS ELETRONICAS

Urnas eleitorais: em 6 de outubro, paranaenses vão às urnas definir os próximos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores (Foto: Franklin de Freitas)

Duas pesquisas eleitorais analisando o cenário na disputa pela Prefeitura de Curitiba estavam marcadas para serem divulgadas nesta semana. Para a segunda-feira (12 de agosto), o instituto 100% Cidades/Futura Inteligência havia prometido a divulgação de uma sondagem. Já para esta terça-feira (13), o AtlasIntel é quem divulgaria um levantamento. Até agora, porém, nenhuma das pesquisas foi divulgada. E não se sabe quando esses materiais devem ser publicizados ou mesmo se serão, efetivamente, publicados.

Ontem, o Bem Paraná esteve em contato com a assessoria de imprensa da Futura Inteligência, para saber sobre o levantamento que seria divulgado. O instituto, no entanto, informou não ter previsão de quando a pesquisa será publicada.

“A empresa 100% Cidades esclarece que a pesquisa eleitoral relativa às eleições municipais em Curitiba, realizada em agosto de 2024, foi devidamente registrada em conformidade com a legislação vigente. No entanto, a Justiça Eleitoral solicitou a suspensão da divulgação enquanto o processo está em julgamento”, informou a empresa ao Bem Paraná, por meio de nota, ressaltando que “os resultados serão divulgados somente com autorização da Justiça Eleitoral” e que “confia que todos os pontos objeto da suspensão da divulgação serão adequadamente esclarecidos”.

A situação é parecida com a da pesquisa do instituto AtlasIntel. Segundo um representante da empresa, o instituto ainda está avaliando quando publicará e se publicará o levantamento sobre a disputa pela Prefeitura de Curitiba. Isso porque o partido União Brasil impugnou a pesquisa, impedindo sua divulgação, por ora.

As entidades e empresas que realizam pesquisas de opinião pública relativas às eleições ou a candidatos devem registrar, para conhecimento público, as informações sobre o levantamento a ser realizado. Para o registro de pesquisa, é obrigatória a utilização do sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle).

A Justiça Eleitoral, no entanto, não realiza qualquer controle prévio sobre o resultado das pesquisas, tampouco gerencia ou cuida de sua divulgação, atuando apenas quando provocada por meio de representação (por exemplo, no caso de tentativa de impugnação de algum levantamento).