passeio publico
(Foto: Ricardo Marajó/SMCS)

Um novo Passeio Público, sem bichos presos e um espaço aberto, sem grades, para o lazer e o esporte, é a proposta dos candidatos Luciano Ducci (40) e Goura para revitalizar e promover uma transformação radical nessa importante região do Centro de Curitiba, com novas funções ecológicas, sociais e econômicas, no enfrentamento das emergências climáticas, na democratização dos espaços públicos e no desenvolvimento da economia local, criativa e circular.

 

“Primeiro queremos que os animais, as aves e outros, sejam transferidos para o Zoológico Municipal de Curitiba, no Alto Boqueirão, onde terão recintos mais apropriados, com o espaço necessário e não confinados como estão”, explicou Goura, candidato a vice-prefeito na Coligação Curitiba + Social e Humana (PSB, PDT, PT, PCdoB e PV), que tem Luciano Ducci candidato a prefeito.

 

“Com essa nossa proposta do Novo Passeio Público, vamos transformar o Passeio Público em nosso ‘Central Park’, como o de Nova Iorque, que tem múltiplos usos. O Novo Passeio Público será um espaço para o lazer, prática de esportes, cultura e educação ambiental.”

 

Proteção Animal

 

Goura destacou que no Plano de Governo da coligação, a proteção animal tem destaque importante. “Faz parte da política ambiental que defendemos, com atenção para os animais domésticos e silvestres. Retirar os bichos do Passeio Público vai ao encontro do que defendemos, de não causar sofrimento aos animais”, disse Goura, que é vegetariano desde a adolescência.

 

Ele lembrou que o candidato a prefeito Luciano Ducci foi o responsável pela criação da Rede Municipal de Defesa e Proteção Animal (2009). “Quando o Ducci foi prefeito ele criou essa rede em parceria com a UFPR e com a comunidade e elevou a um novo patamar os cuidados com os animais na cidade”, destacou Goura.

 

Planejamento urbano

 

Goura explicou que a proposta do novo Passeio Público incorpora novos conceitos de planejamento urbano desenvolvidos no Brasil e no mundo. “A ideia de termos cidades pensadas e feitas para as pessoas vem do arquiteto e urbanista dinamarquês Jan Gehl, que defende que as cidades devem ser sociáveis, sustentáveis e saudáveis.”

 

“Queremos um novo Passeio Público aberto, sem grades, iluminado e com segurança 24 horas, com a nova Polícia Municipal Comunitária presente. Também com espaços para esporte, lazer e cultura”, afirmou. “Vamos promover uma transformação que vai afetar positivamente toda a região central de Curitiba”, disse Goura.

 

Emergências climáticas

 

O candidato também destacou que o Novo Passeio Público pode ser uma área importante para o enfrentamento das emergências climáticas. “Essa é a principal função que queremos para o Novo Passeio Público. Vamos ampliar a função ecológica desse patrimônio natural de Curitiba, com a ampliação da área verde e com espaços para educação ambiental e outras atividades relacionadas”, informou Goura.

 

“Temos que fazer a transição ecológica e por isso temos que aplicar os novos conceitos como o das BiodiverCidades, que é uma rede apoiada pelo CAF – Banco de Desenvolvimento, e vamos trabalhar para incluir Curitiba nesta iniciativa”, informou.

 

BiodiverCidades

 

O conceito de BiodiverCidades integra cidade e biodiversidade, incorporando a biodiversidade ao planeamento urbano e ao desenvolvimento socioeconómico sustentável. “Temos que criar cidades que não sejam contra a natureza, ao contrário, cidades que respeitem e promovam a proteção da natureza”, disse.

 

As BiodiverCidades incorporam as soluções baseadas na natureza; priorizam os modelos da economia circular e promovem os valores de bem-estar e saúde para todos os cidadãos. “Vamos trabalhar desta forma para alcançarmos os objetivos de termos justiça social e ambiental para toda Curitiba. O Novo Passeio Público será a primeira iniciativa que será ampliada para toda a cidade.”

 

Cultura e lazer

 

Maior aproveitamento e incentivo a usos diversificados do local, Goura disse que a nova gestão irá promover eventos culturais e de lazer como o Natal da cidade, a feira de orgânicos aos sábados entre outros. “Junto ao Cine Passeio, vamos promover exibições noturnas de filmes paranaenses e brasileiros ao ar livre, aproveitando a estrutura já existente e fomentando o incentivo à produção audiovisual local”, completou Goura.

 

Passeio Público

 

O Passeio Público, no Centro de Curitiba, é o primeiro parque da cidade e foi criado em 1886. Nestes seus 138 anos passou por diversas modificações. Já foi local de exposições, de feiras e acontecimentos históricos, como o primeiro lugar a ter uma lâmpada elétrica acesa na cidade e já foi zoológico. Até 1973, foi o único parque público de Curitiba. São vários equipamentos no atual passeio, como coreto digital, academias ao ar livre, lagos, pontes, playgrounds e a sede