Eduardo Pimentel promete tarifa zero para desempregados e meia passagem aos domingos e feriados

O benefício será subsidiado por meio de recursos de extraorçamentários, como a venda de publicidade nos ônibus

Assessoria de Imprensa
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(Foto: Cesar Brustolin/SMCS)

O transporte coletivo de Curitiba será mais integrado, eficiente, rápido, sustentável e com tarifa zero para quem procura emprego e 50% menor aos domingos e feriados. Essas são algumas das melhorias que o candidato do PSD à Prefeitura, Eduardo Pimentel, planeja para o transporte coletivo da capital.

As linhas de ônibus de Curitiba transportam 15 milhões de pessoas por mês, das quais 3 milhões da Região Metropolitana, que utilizam a rede integrada sem pagar uma nova tarifa.

O candidato da Coligação Amor e Inovação destaca que vai implantar a tarifa diferenciada – zero para quem procura emprego e meia aos domingos e feriados – como forma de atrair mais usuários para o sistema.

O benefício será subsidiado por meio de recursos de extraorçamentários, como a venda de publicidade nos ônibus.

Salto para o futuro


Segundo Eduardo, a nova concessão do transporte coletivo para 2025, cuja formatação já está em andamento em parceria da Prefeitura com BNDES, é uma grande oportunidade para discutir a mobilidade urbana na cidade, com transporte de ônibus com tarifa justa, serviço mais rápido, sustentável e de qualidade, para atrair novos usuários para o sistema.

Seguir na vanguarda

Conhecida por sempre estar na vanguarda do transporte coletivo no país, Curitiba promete, de acordo com Eduardo, dar mais um salto para o futuro com o avanço no processo de descarbonização, iniciada com a compra dos primeiros ônibus elétricos em 2024, bem como na conclusão de grandes obras de aumento da velocidade e da capacidade da Rede Integrada de Transporte (RIT), como as do Inter 2 e BRT (Ligeirão) Leste-Oeste em andamento. Essas duas obras, além de contemplarem uma ampla revitalização urbana e de transporte, terão frota elétrica.

A meta, alinhada ao Plano de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas (PlanClima) é que 33% da frota total de Curitiba seja zero emissões até 2030, percentual que deve alcançar 100% em 2050.

“Pensar o transporte coletivo atualmente sem se importar com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente é um retrocesso. Precisamos pensar na cidade que vamos deixar para nossos filhos e netos”, lembra Eduardo.

Ônibus elétrico

Cada ônibus elétrico evita, em média, a emissão de 118,7 toneladas de CO2 ao ano na atmosfera, o equivalente ao plantio de 847 árvores por veículo.

Curitiba já adquiriu sete ônibus elétricos – seis começaram a circular em julho, nas linhas Interbairros I (horário e anti-horário) e mais um entra em operação até o fim de agosto, na linha Água Verde. Outros 54 vão ser adquiridos em 2025, com recursos de R$ 380 milhões do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal. Mais 70 estão programados com lei aprovada na Câmara Municipal de Curitiba, que prevê recursos de R$ 317 milhões nos veículos.

Além da descarbonização, faixas exclusivas para aumentar a velocidade dos ônibus, novos terminais e miniterminais e novas estações autossustentáveis e climatizadas serão implantados.

Eduardo Pimentel, com o número 55, é candidato à Prefeitura de Curitiba pela Coligação Curitiba Amor e Inovação, formada pelos partidos PSD, Podemos, Republicanos, PL, MDB, Novo, Avante e PRTB.

Inter 2 e BRT Leste/Oeste


Os dois maiores investimentos em andamento atualmente na cidade são da área de transporte – o novo Inter 2 e o BRT Leste/Oeste
O Projeto Novo Inter 2 tem o financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a readequação de quase 40 km de itinerário das Linhas Direta Inter 2 e Interbairros II, duas das linhas mais carregadas da cidade, com 181 mil passageiros em dias úteis. O projeto conta com US$ 106,7 milhões do BID e US$ 26,7 milhões de contrapartida da Prefeitura de Curitiba.

Já o BRT Leste/Oeste fará a ligação entre Pinhais e o Terminal CIC Norte, que será construído. Com recursos de US$ 75 milhões do New Development Bank (NDB) e US$ 18,7 milhões da Prefeitura, o BRT Leste/Oeste vai requalificar mais de 20 quilômetros de canaletas exclusivas para ônibus, além de reformar 34 estações, três terminais e construir outros dois. Quando concluído, o trajeto do Ligeirão entre o Terminal de Pinhais e o CIC Norte será 23 minutos mais rápido, com apenas 11 paradas no percurso.

A melhoria no transporte coletivo tem como objetivo atrair mais usuários, o que desafoga o trânsito e reduz o impacto das emissões de CO2 na atmosfera.

Confira aqui as propostas de Eduardo Pimentel para o transporte coletivo de Curitiba