Goura (PDT): frente ampla . Chico Camargo/CMC

O deputado Goura (PDT) encaminhou hoje comemorando o fato de aparecer em segundo lugar entre os pré-candidatos à prefeitura de Curitiba, na consulta espontânea do levantamento da Paraná Pesquisas divulgado hoje, quando o eleitor é questionado sobre seu favorito, sem a apresentação de uma relação de concorrentes.

Luciano Ducci e Ney Leprevost aparecem como os favoritos na corrida eleitoral pela prefeitura de Curitiba, segundo Paraná Pesquisas

Segundo mais votado de 2020, deputado Goura anuncia pré-candidatura a prefeito de Curitiba

Goura diz que “frente ampla” garante oposição no segundo turno em Curitiba

Nessa consulta, Goura foi citado por 1,2% dos entrevistados, atrás apenas do vice-prefeito Eduardo Pimentel (PSD), com 2%; e pelo prefeito Rafael Greca (PSD), com 10,3%. Como Greca está no segundo mandato e não pode concorrer a um terceiro consecutivo, o pedetista estaria então com a segunda maior intenção de voto nessa modalidade da pesquisa.

O deputado estranhou, porém, o fato de seu nome não ter sido incluído nos cenários da consulta estimulada. “”Apesar desse bom resultado, o relatório publicado hoje não testa meu nome em nenhum dos cinco cenários da pesquisa estimulada, aquela em que os nomes são escolhidos de antemão. Por que será?”, questionou. “Vale destacar que a pesquisa espontânea é aquela que indica voto de opinião, ou seja, mais consolidado. Já a estimulada é aquela em que se apresenta uma lista com nomes definidos”, observa o parlamentar.

Nas eleições de 2020, Goura foi o segundo mais votado, com mais de 100 mil votos, ou 13% dos votos válidos. Na época, Greca foi reeleito no primeiro turno, com quase 60% dos votos.

Atualmente, Goura defende a formação de uma frente ampla de partidos de centro-esquerda para a disputa do ano que vem na Capital.