Goura recebe homenagem da Sociedade Vegetariana Brasileira pela atuação em prol do vegetarianismo e dos animais

Redação Bem Paraná

Por conta do seu compromisso com a promoção de políticas públicas que incentivem uma alimentação mais saudável, ética e sustentável, o deputado estadual Goura (PDT), e candidato a vice-prefeito de Curitiba pela Coligação Curitiba + Social e Humana (PSB, PDT, PT, PCdoB e PV), recebeu uma placa em sua homenagem da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB). Goura é um dos quatro dentre todos os políticos brasileiros a receber essa honraria em 2024.

 

A placa contém os seguintes dizeres: “Agradecimento. A Sociedade Vegetariana Brasileira agradece ao sr. Goura Nataraj pelo compromisso e ação efetiva em prol dos animais e vegetarianismo. Sua dedicação transforma promessas em realidade. São Paulo, 01 de agosto de 2024. Mônica Buava, presidente SVB.”

 

Desde adolescente

 

“Fico muito, mas muito feliz e muito honrado com a homenagem feita pela SVB com essa placa. O vegetarianismo e a questão animal são causas que me movem desde muito jovem, desde a adolescência. Então, fiquei bastante contente e agradecido com este reconhecimento”, disse Goura, lembrando que não come carne desde os 16 anos de idade.

 

O deputado e candidato a vice-prefeito de Curitiba contou que tornar-se vegetariano foi uma das primeiras decisões que o levaram a ser uma ativista em defesa do meio ambiente, da mobilidade ativa e da cultura. Para Goura, comer sempre foi um ato político e que a partir daí foi um caminho natural ir para a política. “Na primeira vez que fui candidato, em 2014, a deputado federal, já assinei a Carta Compromisso da SBV”, lembrou.

 

“Nunca abandonei os ideais que regem o vegetarianismo e tenho atuado em favor dessas causas desde o primeiro dia como vereador eleito e agora nos dois mandatos como deputado estadual. E é o que eu quero continuar a seguir se eleito vice-prefeito”, contou Goura, que como deputado estadual, no primeiro mandato, foi presidente da Comissão de Meio Ambiente e Proteção Animal da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

 

Primeira vez da SVB

 

Essa é a primeira vez que a SVB entrega uma placa em homenagem aos parlamentares que trabalham e se comprometem com o vegetarianismo e na defesa animal. A placa só foi enviada para mandatos considerados com engajamento muito forte com a causa. “Recebemos muitos relatórios, mas ao final ficaram apenas 4 mandatos com esse reconhecimento”, explicou Raphael Sebba, do departamento de Relações Governamentais da SVB.

 

Sebba contou que, desde 2014, a SVB apresenta aos candidatos em todas as eleições uma Carta Compromisso. “Mas agora em 2024 é a primeira que entregamos uma placa de agradecimento para os políticos que não só assinaram os compromissos, mas tiveram mandatos que atuaram em favor do vegetarianismo, da causa animal e da sustentabilidade.”

 

Atividade parlamentar

 

“Durante meu mandato, pude combinar minha experiência pessoal com os esforços da Sociedade Vegetariana Brasileira para promover uma alimentação mais saudável e sustentável. Trabalhei ativamente para apoiar iniciativas como a Segunda Sem Carne, que não apenas incentivam escolhas alimentares conscientes, mas também destacam os benefícios de reduzir o consumo de carne para a saúde e o meio ambiente”, destacou Goura.

 

Segundo ele, implementar políticas que refletem os valores defendidos pela SVB foi uma prioridade nos seus mandatos. “Busquei não apenas legislar em prol de práticas agrícolas responsáveis, mas também em educar meus colegas legisladores e eleitores sobre os impactos positivos de uma dieta baseada em vegetais”, disse Goura.

 

O deputado lembrou que nos dois anos como vereador na Câmara Municipal de Curitiba (2017-2018) e nos quase seis anos como deputado na Assembleia Legislativa do Paraná (2019-2024) fez inúmeras agendas, realizou e participou de diversos eventos e que protocolou uma série de documentos acerca dos temas relacionados com as campanhas da SVB.

 

Projetos de Leis relacionados

 

Goura listou os principais projetos de lei relacionados com a temática do vegetarianismo e bem-estar animal protocolados nesta legislatura (2023-2026): PL 833/2023, que dispõe sobre mecanismos de apoio para transição agroecológica; o PL 186/2024, que proíbe o embarque de animais vivos no transporte marítimo nos portos do estado do paraná, com a finalidade de abate para o consumo; o PL 270/2024, que institui a campanha “Abril Laranja – Mês de prevenção contra a crueldade animal” e o PL 382/2024, que dispõe sobre o reconhecimento dos direitos da Bacia Hidrográfica do Rio Iguaçu.

 

“Além destes, destaco que estamos elaborando uma minuta de Código Estadual de Direitos dos Animais, bem como um projeto de lei para proibir a tração animal. Ainda nesta linha, destacamos nosso Requerimento Nº 2867/2023, à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável do Paraná (Sedest), solicitando ações educativas e de comunicação, bem como a realização de programas para o bem estar animal”, disse Goura.

 

O deputado também mencionou a atuação para aprovação do projeto de lei PL 461/2022 do Executivo na Comissão de Meio Ambiente que foi aprovado como a Lei 21.324/2022, que obriga a identificação de espécies de tubarão e raia. “O projeto não era nosso, mas cobramos e participamos ativamente da sua construção”, disse Goura

 

“Essa foi a mesma situação da Lei 21.306/2022, que se deu com a aprovação do PL 486/2022 do Executivo que estabeleceu o Programa de Conservação de Grandes Felinos do Paraná, que articulamos a sua criação entre as entidades, cientistas e o governo estadual”, contou Goura.

 

Sobre a SVB

 

A Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) foi fundada em 2003 e é uma organização sem fins lucrativos que promove a alimentação vegana como uma escolha ética, saudável, sustentável e socialmente justa. Por meio de campanhas, programas, convênios, eventos, pesquisa e ativismo, a SVB realiza conscientização sobre os benefícios do vegetarianismo e trabalha para aumentar o acesso da população a produtos e serviços veganos.