WhatsApp Image 2024-09-25 at 14.38.27
Maurilio Cheli

Curitiba tem atualmente 157.730 microempreendedores individuais (MEIs) registrados, segundo dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). Desse total, 46,11% são mulheres e 53,89% são homens. As cinco principais atividades de atuação deles são serviços de perícia técnica relacionados à segurança do trabalho, tinturarias, campings, fabricação de aviamentos para costura e ensino de esportes.

Diante da importância econômica e social desse segmento para a geração de empregos e renda da cidade, o plano de governo do deputado estadual e candidato do União à prefeitura da capital paranaense traz propostas específicas para garantir aos MEIs a liberdade e as oportunidades para crescerem e garantirem o sustento de suas famílias.

Com Ney, os microempresários individuais poderão ter a Prefeitura de Curitiba como cliente, com o programa “MEI Curitibano”. Serviços como reparos hidráulicos, elétricos e pintura serão contratados diretamente. “A desburocratização permitirá que microempreendedores, com sede em Curitiba, sejam previamente cadastrados, avaliados e aprovados para prestar esses serviços rapidamente”, explica o candidato.

Além de garantir aos MEIs uma fonte de renda, o projeto também vai permitir que unidades de saúde, creches e escolas municipais possam ter manutenção constante e ágil, evitando a deterioração do patrimônio público. Os prestadores de serviço poderão ainda se cadastrar em uma plataforma de serviços, onde a população terá a oportunidade de consultar e contratar esses profissionais.

Ambulantes

Curitiba tem cerca de 1.300 vendedores ambulantes registrados oficialmente, mas estima-se que outros 3 mil trabalhem irregularmente por conta da dificuldade de conseguirem uma licença da prefeitura. A gestão de Ney vai facilitar o trabalho deles, reformulando a legislação sobre o tema. “A desburocratização de licenças e autorizações em eventos culturais, festivos e esportivos permitirá maior liberdade profissional e incremento de renda”, assegura o candidato.

Alvarás

O programa de governo de Ney também prevê medidas para facilitar a atuação do comércio e de quem quer empreender na cidade. “O sentimento empreendedor está inscrito no DNA dos curitibanos. Na nossa gestão, a prefeitura vai parar de atrapalhar a vida de quem quer abrir um comércio, empreender, trabalhar, gerar emprego e renda. Nosso mandato será um parceiro dos comerciantes e empresários”, garante Ney. “Com tecnologia e inovação, vamos acelerar a concessão de alvarás, reduzindo a burocracia”, completa o candidato.