acessibildiade tre
Capacitação no TRE-PR (Foto: Ernani Ogata)

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) fez neste sábado (28), uma capacitação sobre acessibilidade em locais de votação para as eleições municipais de 2024, que tem o primeiro turno marcado para 6 de outubro.

Foram 80 pessoas que atuarão como coordenadores de acessibilidade nas eleições que participaram da capacitação. São pessoas que ajudarão mesários com deficiências e eleitores tabmém.

De acordo com um levantamento realizado pela  Assessoria de Inovação e Acessibilidade (AIA) do TRE-PR, até o dia 18 de setembro, o número de pessoas com deficiência nomeadas como mesárias no Paraná era de 1.753. Em comparação com as Eleições Municipais de 2020, quando o número de nomeações foi de 202, o total de PcDs atuantes como mesárias é 868% maior.

As pessoas com deficiências físicas ou mobilidade reduzida compõem a maior parte das nomeações, com 38,9%. Na sequência, aparecem as pessoas com deficiências visuais, com 17,2%, e as pessoas com deficiência intelectual, com 16,9%.

Para assegurar a acessibilidade no pleito, também foram nomeados como mesários 121 intérpretes de língua brasileira dos sinais (Libras), 438 auxiliares que darão suporte às PcDs e 3.783 coordenadores de acessibilidade.