Eduardo-Natal-Turismo
Prefeito Rafael Greca e o vice-prefeito Eduardo Pimentel, que concorre à Prefeitura de Curitiba. (Divulgação)

O candidato a prefeito pela coligação Curitiba Amor e Inovação, Eduardo Pimentel (PSD), tem no turismo um importante instrumento de fomento para a economia e a promoção da cidade como como destino turístico inteligente. Com o número 55, Eduardo é o candidato da coligação formada pelos partidos PSD, Podemos, Republicanos, PL, MDB, Novo, Avante e PRTB.

“Nosso turismo tem crescido muito nos últimos anos, pretendo fortalecer também o segmento do turismo religioso”, anunciou o candidato, durante visita ao Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, na última quarta-feira (5/9).


Com parques, museus, memoriais, igrejas, sinagogas e até mesquita no centro histórico, Curitiba tem potencial para encantar todo tipo de turista que visita a terra do pinhão e do sotaque do “leite quente”.

O plano de governo do candidato busca fortalecer Curitiba como destino turístico inteligente e promover as atrações da cidade nacionalmente e internacionalmente.

“Quero expandir o reconhecimento da capital como destino de lazer, eventos, negócios, religioso, além do nosso grande Natal, e na Certificação Internacional de Destino Inteligente. Para isso, vamos criar o Fundo Municipal de Turismo, que permitirá aumentar a capacidade de articulação do Instituto Municipal de Turismo e destinar mais recursos para investimentos em marketing, no apoio ao trade e em novas tecnologias que melhorem a experiência dos turistas”, explicou o candidato.

Eduardo também propõe a criação dos inéditos Centros de Autoatendimento ao Turista 24 horas, bem como a revitalização de serviços e espaços, como Linha Turismo, Rua 24 Horas e Torre Panorâmica.

“Vamos criar as bases para termos, nos moldes do Vale do Pinhão, o Ecossistema Curitiba Destinos Turísticos Inteligentes. Para isso, vamos aumentar a visibilidade e capacidade de articulação do Instituto Municipal de Turismo, com a criação do Fundo Municipal de Turismo, que permitirá implantar novidades para que os turistas tenham experiências inesquecíveis na cidade. Queremos ainda que o setor do turismo de lazer, eventos e negócios, a chamada economia limpa, continue a crescer em Curitiba, movimentando renda e gerando empregos”, completou Eduardo.

Veja as propostas para o turismo:

– Promoção e internacionalização do Destino Curitiba: ter recursos orçamentários para execução do Plano de Marketing Turístico;
– Criação do Fundo Municipal de Turismo;
– Criação do Hub de Turismo Inteligente;
– Revitalização da Torre Panorâmica;
– Fortalecer a marca “Curta Curitiba”;
– Fortalecimento do Conselho Municipal de Turismo;
– Criação do Grupo de Apoio ao Turismo e Eventos (Gate) da Guarda Municipal;
– Implantar os Centros de Autoatendimento ao Turista;
– Wi-fi gratuito em atrações turísticas;
– Definir áreas de embarque e desembarque para ônibus de turismo na região central;
– Revitalização da Rua 24 horas e região;
– Modernizar a Linha Turismo;
– Requalificar a galeria Arcadas de São Francisco;
– Implantação do projeto Destino Seguro LGBTQIAPN+;
– Criação da Rede Regional de Destinos Turísticos Inteligentes da Região Metropolitana;
– Fortalecimento da Curitiba Film Commission;
– Criação do roteiro Pinhão Hub, Mercado Municipal, Estação Rodoferroviária, Jardim Botânico e Fazenda Urbana;
– Criação de atividades turísticas na Reserva Hídrica do Futuro;
– Criação do Museu Interativo da Mobilidade;
– Ampliar e internacionalizar o Natal de Curitiba;
– Consolidar o Inverno Curitiba;
– Criação do Curitiba Matte & Coffee Festival.