7def4f_9203441a22d44688bdc1fe2e60cb64c8~mv2
Divulgação

O enfrentamento à crise climática é prioridade para o candidato a prefeito de Curitiba, Luciano Ducci (40), e seu vice, Goura (PDT). E para fazer isso eles propõem o Curitiba Verde e Azul, um programa para cuidar dos rios e árvores da capital paranaense. 

O Curitiba Verde e Azul é um programa de cuidado integral dos rios da cidade, composto por três eixos principais: despoluição dos rios, preservação das nascentes e margens, e criação de novos corredores ecológicos.  

“Curitiba enterra seus rios desde 1940. Precisamos mudar essa visão ultrapassada e tratar os nossos rios e nascentes com prioridade, pois são recursos essenciais para o meio ambiente. Uma cidade inteligente e sustentável valoriza e cuida dos seus rios”, afirmou Goura. 

Ato SOS Arthur Bernardes

E neste sábado (21), em referência ao Dia da Árvore (21/09), os candidatos Ducci e Goura participam do ato SOS Arthur Bernardes, contra o corte de árvores no parque linear da avenida. A manifestação terá início às 10h na Praça Santos Andrade e depois segue em direção ao bosque para uma série de atividades – mais informações no link.

O que é o Curitiba Verde e Azul

Entre as ações previstas no programa estão o mapeamento e sinalização das nascentes de Curitiba como primeiro passo de um Plano de Proteção de Nascentes, que deverá prover projetos de qualificação urbana e ambiental do entorno de nascentes em áreas públicas ou nascentes estratégicas em terrenos privados, a exemplo do Parque Nascentes do Belém.  

A implantação das chamadas Ecobarreiras em pontos estratégicos dos rios de Curitiba, em regime de cooperação com entidades e agentes da sociedade civil, é outra medida urgente proposta pela chapa Ducci+Goura. 

Para resolver a questão do esgotamento sanitário, o Curitiba Verde e Azul prevê a criação de mecanismos não punitivos, com incentivos e subsídios para regularizar as ligações de esgoto e águas pluviais em todas as bacias hidrográficas. 

Outra ação proposta é a implantação de Corredores Ecológicos com recomposição de APP (Área de Proteção Permanente) e implantação de parques lineares, tendo como prioridades imediatas: implantar projeto piloto de renaturalização de trecho da bacia do Ribeirão dos Padilhas, com plano de despoluição e requalificação integral das margens, incluindo implantação de corredores ecológicos.

A requalificação integral do canal do Rio Belém entre o Viaduto Colorado até sua foz, também está prevista no Curitiba Verde e Azul. A proposta é desenvolver um projeto de paisagismo focado na arborização das margens e requalificação das vias, com garantia de passeios acessíveis, áreas de lazer e rede cicloviária como forma de melhoria da qualidade ambiental e da relação de fruição da comunidade com o rio. 

Por fim, mas não menos importante, está a regularização fundiária com investimentos prioritários em áreas de risco e regiões vulneráveis, com obras para prevenir alagamentos e melhorar a urbanização.