10plenrio-768×473
Mário Agra/Câmara dos Deputados Fonte: Agência Câmara de Notícias


Considerada a premiação mais relevante no cenário político brasileiro, o Prêmio Congresso em Foco é realizado desde 2006 com o objetivo de promover boas práticas e destacar os melhores do parlamento brasileiro. A votação popular ocorreu durante o mês de julho e a revelação dos vencedores acontecerá em cerimônia no dia 29 de agosto, em Brasília, com transmissão online.

Durante o período, o público teve a oportunidade de votar online para escolher os 25 melhores deputados e 15 melhores senadores do Brasil, além dos cinco melhores por região em cada casa legislativa. O processo foi auditado internamente e externamente pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), que certificou a segurança da eleição.

Quem venceu o Congresso em Foco em 2023

Em 2023, a deputada Carol Dartora (PT) foi eleita uma das melhores pelo voto popular geral e entre os parlamentares do estado, também figurou, junto com Zeca Dirceu, entre os cinco melhores na votação popular da Região Sul.

Quem são os paranaenses que concorrem ao Prêmio Congresso em Foco

Assim como no ano passado, nesta edição também estão aptos a participar da premiação os senadores Flávio Arns (PSB) e Oriovisto Guimarães (Podemos).

Pela Câmara, concorrerão os deputados Aliel Machado (PV), Beto Preto (PSD), Carol Dartora (PT), Diego Garcia (Republicanos), Dilceu Sperafico (PP), Felipe Francischini (União Brasil), Geraldo Mendes (União Brasil), Giacobo (PL), Luisa Canziani (PSD), Luiz Carlos Hauly (Podemos), Marco Brasil (PP), Padovani (União Brasil), Paulo Litro (PSD), Reinhold Stephanes (PSD), Rodrigo Estacho (PSD), Tadeu Veneri (PT), Tião Medeiros (PP), Vermelho (PL) e Welter (PT).

Quem vota no Prêmio Congresso em Foco?

Além do voto popular, um júri especializado e um grupo de jornalistas que cobrem o Congresso Nacional também elegem os melhores do ano. O júri ainda seleciona os destaques nas categorias especiais “Apoio à Indústria”, “Clima e Sustentabilidade” e “Cidades Inteligentes”, que têm o apoio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) e do Ibrachina.

Critérios de Elegibilidade

Todos os parlamentares do Congresso Nacional podem concorrer ao prêmio, desde que não estejam respondendo a processos de improbidade administrativa ou acusações criminais, nem tenham feito apologia à tortura, violência ou práticas contrárias ao Estado Democrático de Direito. Aqueles que faltaram a duas ou mais edições anteriores também estão excluídos.

Segundo levantamento do site Congresso em Foco, até maio deste ano, mais de cem deputados estavam sendo investigados ou eram réus criminais, e 80 respondiam por improbidade administrativa. Ao longo de suas 16 edições, o Prêmio Congresso em Foco já homenageou parlamentares de 24 partidos de diferentes orientações políticas.

Transmissão online do Prêmio Congresso em Foco 2024
Dia 29/08, às 19h
Link