PDT estadual confirma apoio a Ducci em Curitiba e frente de esquerda deve ser oficializada em breve

Política em Debate
ducci goura

Goura (PDT) e Luciano Ducci (PSB): frente ampla de esquerda na disputa pela Prefeitura de Curitiba está cada vez mais consolidada (Foto: Reprodução/ Redes sociais)

Uma frente ampla de esquerda está cada vez mais perto de ser oficializada na disputa pela Prefeitura de Curitiba em 2024. Nesta segunda-feira (8 de julho) a executiva estadual do PDT (Partido Democrático Trabalhista) deliberou favoravelmente ao apoio da sigla à candidatura de Luciano Ducci (PSB) para prefeito. Agora, conforme estabelece resolução partidária nos casos dos municípios com mais de 200 mil eleitores, só falta a executiva nacional do partido confirmar o apoio para a Frente Ampla de Esquerda que vai disputar a eleição no próximo mês de outubro ser oficializada, com PSB, PDT e a Federação Brasil da Esperança (formada por PT, PV e PCdoB).

A expectativa é que a deliberação da direção nacional do PDT aconteça nos próximos dias, o que possibilitaria a confirmação da Frente Ampla para breve. Além do apoio a Ducci na corrida eleitoral, o PDT também terá, caso a coligação seja aprovada, o deputado estadual Goura como candidato a vice-prefeito. Na última eleição estadual, o deputado estadual pedetista ficou em segundo lugar na disputa pela Prefeitura.

De acordo com Goura, a decisão pela Frente Ampla leva em consideração o cenário político da capital paranaense e a real possibilidade das eleições serem definidas em segundo turno. “Se quisermos mudar o que está posto, precisamos nos unir para fortalecer uma candidatura do campo progressista”.

Além de Luciano Ducci e sua frente ampla, no entanto, a disputa em Curitiba deve ter outros nomes de esquerda ou mais à esquerda. Um deles é Andrea Caldas, do PSOL, que já anunciou que fará o lançamento de sua pré-candidatura na próxima sexta-feira (12 de julho).

Maringá e Cascavel também na pauta

Além da deliberação sobre Curitiba, o PDT estadual também autorizou coligações nos municípios de Maringá (no norte do Paraná) e de Cascavel (no oeste do estado). Assim como no caso de Curitiba, as decisões agora sobem para serem avaliadas pela executiva nacional da legenda, que é quem dará a palavra final sobre os apoios.

Em Maringá, o PDT deve integrar a coligação com o PSD, com o atual vice-prefeito Edson Ribeiro Scabora disputando o pleito. Já em Cascavel, a união é com o PSDB de Edgar Bueno.

Evento une as esquerdas em Curitiba

O deputado estadual Goura (PDT) lança, nesta terça-feira (9 de julho), a plataforma Curitiba Que Queremos, que agrega propostas à Prefeitura de Curitiba que foram elaboradas em parceria com diversos colaboradores. Representantes de partidos de mais à esquerda do espectro político, como PT, PCdoB, PV e PSB, estão confirmados no evento.