Prefeito de Araucária deixa Cidadania após revelação de casamento com adolescente de 16 anos

Redação Bem Paraná

Instagram/reprodução

O prefeito de Araucária (região metropolitana de Curitiba), Hissan Hussein Dehaini, anunciou hoje ao diretório estadual do Cidadania o seu desligamento do partido. Ele deixa a legenda um dia após a divulgação de seu casamento com a adolescente K. R. C., de 16 anos. Dehaini tem 65 anos. A formalização da união ocorreu após a noiva completar a idade legal para a realização do casamento.

O caso veio a público ontem, mas ganhou maior força hoje, quando saiu a nomeação da mãe da adolescente, no caso a sogra, ao cargo de secretária de Cultura e Turismo de Araucária.

A lei brasileira estabelece que menores só podem ser casar a partir dos 16 anos, desde que tenham a autorização legal dos responsáveis. Hissan casou no dia 12 de abril com a jovem que completou 16 anos em 11 de abril. A data está registrada no jornal Oficial dos Cartórios de Registro do Brasil.

A nomeação de Marilene Rôde, mãe da noiva, para o novo cargo está publicada no Diário Oficial de Araucária, de 13 de abril.

Marilene já era funcionária da prefeitura de Araucária. Como diretora-geral da Secretaria de Educação ela recebia R$ 13.917,38, conforme os dados do Portal da Transparência. No novo cargo, o salário dela poderá chegar a R$ 21. 416, valor pago aos demais secretários municipais.

Em nota, a Prefeitura de Araucária informou que a nomeação de Marilena é “ato discricionário do chefe do Poder Executivo, o qual entendeu que a servidora em questão reúne as condições necessárias para o exercício do cargo, vez que possui 26 anos de experiência no serviço público”.

No pedido de desfiliação, o prefeito agradeceu ao partido. “Agradeço a convivência que sempre tive na legenda desde 2009, sendo meu único partido de filiação”, afirmou.