PT denuncia casos de violência política; em Curitiba, teve até tentativa de atropelamento

Política em Debate
PT

PT do Paraná emitiu nota em solidariedade às candidaturas de Clau Lopes, Jéssica Magno e Miss Preta (Foto: Divulgação/ PT Paraná)

O Diretório Estadual do Paraná do Partido dos Trabalhadores (PT) divulgou nesta segunda-feira (23 de setembro) uma nota de repúdio a casos de violência política nas Eleições de 2024 que teriam sido registrados recentemente.

Um desses casos ocorreu em Curitiba, onde a campanha LBGT do professor e candidato a vereador Clau Lopes, teve seus materiais danificados e jogados no lixo. Em tentativa de reaver o material, o pai de Clau foi vítima de uma tentativa de atropelamento.

Ainda na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), em Pinhais a candidata a vereadora Miss Preta denunciou casos de roubo e inutilização de bandeiras com seu nome e assédio à equipe de apoio. Além da violência nas ruas, a candidata identifica constantemente ataques organizados nas redes sociais.

Já em Maringá, no norte paranaense, a candidata a vereadora Jéssica Magno relatou ter sido abordada de forma agressiva por um homem enquanto distribuía material de campanha. O agressor, além de deslegitimar sua identidade de gênero, teria a atacado com estigmas transfóbicos.

“A violência política é um atentado contra os princípios democráticos e a liberdade de participação cidadã. Agravados de preconceito racial, de orientação sexual e de identidade de gênero, os ataques ainda demonstram o objetivo de silenciamento de grupos historicamente marginalizados. O ambiente democrático deveria garantir a pluralidade de ideias e o respeito às diferenças, mas, infelizmente, testemunhamos frequentes atos de violência e intolerância”, escreve o PT na nota de repúdio.

“Repudiamos veementemente todas as formas de agressão e violência, especialmente as que partem de preconceitos para afastar determinados grupos da política. Esses atos covardes não visam apenas as candidaturas diretamente envolvidas, são ataques à própria democracia”, continua ainda a sigla, destacando a aprovação da Lei Marcelo Arruda como um marco no combate à violência política. “Candidaturas como as de Clau, Jéssica e Miss Preta mantém viva a esperança em um ambiente político mais pacífico e inclusivo. A diversidade é a força de nossa sociedade, e é por ela que seguiremos lutando. A mensagem do PT não será intimidada pelo ódio, nossa voz responderá com mais força em defesa da liberdade, do respeito e da dignidade.”

A nota divulgada pelo PT do Paraná é assinada pelo Diretório Estadual do partido, pela Secretaria Estadual LGBTI do PT-PR e pela Secretaria Estadual de Combate ao Racismo do PT-PR.