Ratinho Jr (Franklin de Freitas)

A sondagem da Paraná Pesquisa sobre as eleições municipais, encomendada pela Band e divulgada nesta terça (14), também questionou o impacto da indicação de lideranças na decisão de escolher o candidato a prefeito em Curitiba.

Segundo a pesquisa, 31,1% votaria com certeza em um candidato indicado pelo governador Ratinho Jr (PSD), 42,8% afirmou que poderia votar em um candidato indicado por ele e 22,6% jamais votaria em uma indicação do governador.

Leia mais

O segundo maior “influenciador” de votos em Curitiba é o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL): 26,6% dos entrevistados disseram que votariam com certeza em um candidato indicado por ele, enquanto 28,7% poderia votar e 43% jamais votariam em um indicado por ele.

Já 27,1% afirmaram que votariam com certeza em um candidato indicado pelo atual prefeito Rafael Greca (PSD e 47,3% poderia votar, enquanto 21,8% jamais aceitaria a indicação dele.

O peso do presidente Luiz Inácio Lula Silva (PT) na eleição curitibana é o menor. Apenas 12,4% dos entrevistados afirmaram que votariam em um político indicado pelo petista, 23,1% poderia votar e 61,3% jamais votaria.

rejeicao

Metodologia

Contratada pela Band Paraná, a pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º PR-01291/2024. Para o levantamento foram ouvidos 800 eleitores entre os dias 8 e 13 de maio. O grau de confiança é de 95%. A margem estimada de erro é de 3,5 pontos percentuais para os resultados gerais.