Semana da conciliação

Redação Bem Paraná

A coluna desta quinta-feira (17) no JE:

O prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), pode até não disputar as eleições do próximo ano, mas é inegável que o cenário converge a seu favor. A força política do tucano tem se tornado evidente nos últimos dias.
Na manhã de ontem, os caciques do PSB do Paraná foram até o tucano. O encontro serviu para acabar com os boatos e estancar a ferida aberta na última semana, quando o deputado Reni Pereira (PSB) convidou o presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Vitor Hugo Burko, para ingressar no partido.
Burko, que aparece nas pesquisas como pré-candidato do PV ao governo do Estado em 2010, foi apontado por Reni como bom nome para disputar a sucessão estadual pelo PSB.
Diante do ‘mal entendido’, era necessário selar a paz. Os mandatários do PSB reafirmaram o apoio a Richa e a sua eventual candidatura a sucessão de Roberto Requião (PMDB).
Na última segunda-feira, os três representantes do PDT na Câmara de Curitiba já haviam ido até o prefeito. Neste caso a reconciliação também se fazia necessária. Os pedetistas haviam ensaiado abandonar a base apoio de Richa no Legislativo. Mas, seguindo determinação do senador Osmar Dias (PDT), decidiram ficar.
Iminente adversário de Richa na disputa da sucessão estadual, Osmar preferiu não arcar com o prejuízo de romper publicamente a aliança entre pedetistas e tucanos. É esperar para ver quem dará o primeiro passo em falso.

Conselho tutelar
O prefeito Beto Richa (PSDB) encaminhou mensagem para a Câmara de Vereadores propondo reajuste salarial aos conselheiros tutelares. Se aprovada a matéria, que é retroativa a abril, elevará para R$ 2.790,00 os vencimentos dos conselheiros.

Comissões
O texto já foi aprovado pela Comissão de Legislação e Justiça e agora tramita na de Serviço Público, onde é relatado pela vereadora Dona Lourdes (PSB). A previsão é de que seja apreciado na próxima semana.

Casa Civil
O Pleno do Tribunal de Contas (TCE) julga, na sessão desta tarde, a prestação de contas do ano passado da Casa Civil do governo Requião, sob responsabilidade do secretário-chefe, Rafael Iatauro. A Diretoria de Contas Estaduais diz que o processo “pode ser considerado regular”.

Péricles de Mello
Na mesma sessão, os conselheiros do Tribunal julgam o recurso do deputado estadual Péricles Holleben de Mello (PT), relativo a época em que era prefeito de Ponta Grossa.

Rejeição
A Diretoria de Análise de Transferências (DAT) se manifesta pela rejeição do recurso, apontando “Ausência de aplicação financeira e dano ao erário. Pelo improvimento do recurso”.

Arco-Verde
Ainda na sessão desta tarde, está prevista a análise das contas de 2008 da Secretaria de Estado da Educação. A secretaria Yvelise Arco-Verde é a responsável. O processo é relatado pelo conselheiro Fernando Guimarães.

Insônia
O tradicional Restaurante Dom Francisco, em Brasília, foi palco de animado almoço ontem. A informação, divulgada pelo deputado federal Ricardo Barros (PP) via twitter, pode tirar o sono de muita gente aqui na terrinha.

Todas as tribos
Participaram do encontro: a presidente do PT/PR, Gleisi Hoffmann, o senador Osmar Dias (PDT), o presidente do PP/PR, deputado Ricardo Barros, o prefeito de Londrina, Barbosa Neto (PDT), o deputado federal Ratinho Júnior (PSC) e Fernando Giacobo (PP/PR).

FATOS OU BOATOS?
Requião não vai receber o presidente Lula (PT), que desembarca no final da tarde em Curitiba. O governador está em Foz do Iguaçu participando do Encomex Mercosul. A ausência porém não é totalmente casual. Sem Requião, o vice Orlando Pessuti (PMDB) receberá o petista e tentará convence-lo de que o melhor palanque para a candidatura da ministra Dilma Roussef no Paraná, tem ele (Pessuti) como cabeça de chapa e o ministro Paulo Bernardo (PT) na vice.

FRASE DO DIA
“O PP, aqui no Paraná, sempre esteve ao lado do PSDB. Sinceramente, não acredito que na próxima eleição ocorra o contrário”, do presidente do diretório do PP em Curitiba, deputado Ney Leprevost, que confirmou sua presença no encontro do PSDB do próximo sábado, quando serão discutidas as eleições 2010, as alianças políticas e a construção de um projeto de governo para o Paraná.

RÁPIDAS
O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, estará em Curitiba nesta quinta-feira (17). Ele atenderá jornalistas interessados em entrevistas às 15h, na sala Antonina do Slaviero Palace Hotel (Rua Senador Alencar Guimarães, 50 – Centro). Depois de uma palestra para alunos da Universidade de Londrina, segue para Curitiba.***A Comissão de Segurança  Pública da Câmara de Curitiba quer saber quando e como os recursos do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), liberados pelo governo federal, vão começar a ser aplicados na cidade. Para isso, hoje às 14 horas, serão recebidos pelos vereadores do grupo os secretários Fernando Francischini, Antidrogas, e Itamar dos Santos, de Defesa Social e coordenador municipal do Pronasci.