e1cec499-f2e0-44f5-b00f-c923de82a58b


Empresas enquadradas no regime de Lucro Real podem contribuir com 1% do Imposto de Renda para apoiar o projeto


Quanto vale o futuro de um jovem? No caso do curso solidário APROVA, apenas 1% do Imposto de Renda que já seria pago à Receita Federal pode fazer toda a diferença. Empresas que destinam esse valor podem transformar o destino de estudantes que, ao participarem de um curso preparatório, aumentam significativamente suas chances de ingressar em uma universidade.


O APROVA é um dos projetos da GERAR (Geração de Emprego, Renda e Apoio ao Desenvolvimento Regional), uma organização social que, há 21 anos, impacta milhares de vidas por meio de iniciativas distintas à qualificação profissional e à empregabilidade.


De acordo com Elizete Dreviski, coordenadora de projetos da GERAR, o cursinho tem como objetivo revisar todo o conteúdo do ensino médio em um período de 22 semanas de aulas.

“É a oportunidade de relembrar todos os conteúdos que serão cobrados nos vestibulares e na prova do Enem com uma metodologia evolutiva que estabelece um link entre o conteúdo acadêmico e a vida real”, explica a coordenadora.


Em apenas dois anos de atuação, o cursinho solidário já aprovou 226 estudantes em vestibulares no Paraná. Atualmente, o APROVA é realizado em cinco cidades: Curitiba, Maringá, Ponta Grossa, Cianorte e Campo Mourão. Para 2025, a expectativa é expandir para seis cidades, com a possível inclusão de Campina Grande do Sul, na região metropolitana de Curitiba.


As pré-inscrições para o curso de 2025, em Curitiba, já estão abertas. Para participar, é necessário ser aluno de escola pública e ter menos de 18 anos.
O APROVA é destinado a jovens que não possuem condições financeiras de arcar com um cursinho pré-vestibular pago, oferecendo uma chance de ingresso em uma universidade, o que representa uma verdadeira transformação de vida não só para o aluno, mas para toda a sua família.


Thais Nascimento, coordenadora de execução da APROVA, testemunhou várias histórias de superação de jovens que participaram do curso e ingressaram em cursos superiores.


“O Aprova demonstra como a educação faz diferença na vida das pessoas. Temos várias histórias, uma delas da Débora, aluna de Maringá, no noroeste do Paraná, que é filha de um gari e conseguiu entrar na universidade de arquitetura. E esse é só um dos exemplos que nos deixa muito feliz”, afirma Thais.
O Matheus Vinícius Fernandes Hofman de 16 anos está fazendo o cursinho em Curitiba e quer entrar no curso de Cinema e Áudio Visual. Ele diz que estava confuso e ansioso até que descobriu o APROVA.
“ Eu não teria condições de fazer um cursinho pago. Se não fosse o APROVA certamente eu teria tentado estudar por conta própria e teria desistido. Esta sendo uma experiência muito gratificante. Desenvolvi minha comunicação, os professores são espetaculares e estou muito otimista”, afirma o jovem.


Já a Gabrielly Kauane de Ramos Lima de 16 anos soube do curso por amigos e diz que o APROVA está ajudando em todas as áreas da vida dela.
“Eu já decidi que quero cursar Direito e, depois, prestar concurso para ser juíza. Além de me preparar para o Enem, fiz novas amizades e fortaleci ainda mais meu desejo de defender as pessoas ao meu redor”, revela Gabi, como é carinhosamente chamada pelos amigos.


Para que mais jovens tenham acesso ao curso solidário, Elizete faz um convite especial aos contadores e empresários cujas empresas são tributadas pelo regime de Lucro Real: “Na hora do recolhimento do imposto você contador ou empresário pode destinar 1% para o Via Estadual que vai repassar para a Gerar que é a Organização que coordena o Aprova”.


Ou seja, esse valor já seria destinado à Receita Federal de qualquer maneira, e basta que contadores e empresários se atentem no momento do recolhimento para direcioná-lo a um projeto que realmente faz a diferença.


“Vale lembrar que o APROVA é um projeto referendado pela UNESCO e impacta diretamente jovens que estão certos de mudar suas vidas por meio da educação”, conclui Elizete
A pré-inscrição para o cursinho, em Curitiba, já pode ser feita nesse link:


https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfPbMoFsiBMnxvdG76Om9n9WBWtiGoJPCEsciJxxt2klVE0TA/viewform?pli=1