foto: Renato Miloch

Um encontro do tradicional com o inovador

Foi inaugurado o rodízio de massas do restaurante DiLegno Cucina Italiana chefiado pelo ilustre Victor Broetto, restaurante que já existia em Paranaguá e abriu recentemente suas portas no bairro Batel, o evento teve a participação de diversos jornalistas e influenciadores, povoando o estabelecimento com animação e conversas.

Para seguir as tradições italianas tudo foi iniciado com o vinho que estará disponível no modelo open Wine na versão especial do rodízio que custa uma média de 99 reais divergindo dos 67 reais cobrados no rodízio habitual. Após todas as taças estarem servidas um caloroso brinde foi feito, e em meio às conversas chega o primeiro prato, nhoque ao tradicional molho sugo, simples porém infalível, com a leve acidez do molho combinada com o sabor suave e textura macia do nhoque.

Seguido pelo também tradicional espaguete à bolonhesa com azeitonas, diferente do bolonhesa brasileiro o italiano não vem afogado em molho e isso não o torna menos saboroso, dá destaque a carne moída e as azeitonas verdes que trazem o umami e o frescor respectivamente, diferente do próximo candidato o talharim Alfredo que banhado em molho cremoso acompanhado dos sabores de parmesão e noz moscada trazem refinamento ao sabor.

Agora vamos falar do chefe da casa, a lasanha de barreado, uma criação de Víctor e Fabricia, tem como ingrediente especial a banana da terra mantendo a tradição de se comer o barreado com a banana, também inclui queijo parmesão para fortalecer o sabor, queijo mussarela dando textura e elasticidade e molho de tomate auxiliando no cozimento da massa.

As massas são feitas artesanalmente em utensílios de bronze de forma tradicional, isso ocorre na sede DiLegno de Paranaguá e são trazidas até Curitiba, por serem frescas a textura é tenra sem ficar cozido demais ou grudando nos dentes sendo claramente perceptível caso colocada ao lado de massas de supermercado.

Agora saindo um pouco das massas as iscas de frango a passarinho desossado, utilizando uma camada de farinha de rosca por fora para criar uma extra crocância, este prato se torna fenomenal, crocante por fora e suculento por dentro.

E por último o prato doce, conchiglione de Romeu e Julieta, ao utilizar a ricota muito tradicional em doces italianos o sabor do prato fica leve, cremoso e adocicado pela goiabada criando uma irresistível sinfonia de sabores.

A comida tradicional Italiana chega a Curitiba junto de Victor Broetto e seu restaurante com seus rodízios de massa que ocorrem todas as quintas-feiras são a chance de você experimentar um pouquinho de cada maravilha dessas, as comidas descritas acima são apenas uma parte do rodízio pois seu cardápio muda semanalmente tendo uma rotação mensal.