Professor do Paraná mostra que a Ciência é lugar de meninas produzindo biocombustível no laboratório da escola

Stella Winnikes
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O papel do professor vai além do ensino tradicional, abrindo portas para novas oportunidades e inspirando jovens a sonharem grande. Ao conectar o currículo escolar com os interesses e aspirações dos alunos, esses educadores contribuem para a formação de cidadãos críticos e preparados para os desafios do futuro.

Neste Dia dos Professores, celebrado em 15 de outubro, destacamos por meio de suas prática inovadora, uma professora que atua como ponte entre o conhecimento e sua comunidade. No contexto do Ensino Médio Integral (EMI), uma modalidade de ensino público presente em todo o Brasil, essa professora impacta positivamente a vida de seus alunos, fortalecendo a educação como um caminho para a transformação social.

Matheus Souza, professor do Colégio Estadual Conselheiro Carrão, em Assaí (PR), tem se destacado como um agente de mudança por meio do projeto Sunrise, que transforma óleo de cozinha usado em biodiesel. Liderando uma equipe de estudantes 100% feminina, Matheus promove não apenas a sustentabilidade, mas também o aprendizado prático e o empoderamento das alunas. Essa iniciativa inovadora foi desenvolvida em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e busca impactar a mobilidade urbana de forma ecológica.
Ao demonstrar que o óleo de cozinha pode ser reaproveitado, Matheus e suas alunas realizaram uma experiência que fez um ônibus escolar funcionar com o biocombustível produzido na escola, destacando o potencial do projeto para a comunidade. Com uma abordagem que integra o currículo escolar ao desenvolvimento de soluções sustentáveis, ele estimula a autonomia e o protagonismo juvenil, permitindo que as estudantes se tornem protagonistas em suas jornadas de aprendizado e em suas comunidades. O trabalho de Matheus no Sunrise não apenas transforma resíduos em recursos, mas também prepara os jovens para os desafios do futuro, mostrando o poder da educação prática na formação de cidadãos conscientes e comprometidos com a sustentabilidade.

Professor na Formação Integral
No contexto do Ensino Médio Integral (EMI), os professores não são apenas transmissores de conhecimento, mas sim mentores que constroem relacionamentos profundos e significativos com seus alunos. Esse modelo de ensino permite que os educadores personalizem suas abordagens, atendendo às necessidades individuais e criando um ambiente propício para o desenvolvimento integral. Ao construírem vínculos com os estudantes, os professores do EMI se tornam figuras centrais na construção de uma educação inclusiva e transformadora, moldando não apenas o presente, mas também o futuro de suas comunidades. Com suas práticas inovadoras e comprometimento, eles inspiram seus alunos a sonharem e a se tornarem agentes de mudança em suas sociedades.

Sobre o Ensino Médio Integral
O Ensino Médio Integral é uma proposta pedagógica multidimensional, moderna, nacional, pública e gratuita. A partir de um modelo de ensino que se conecta à realidade dos jovens e ao desenvolvimento de suas competências cognitivas e socioemocionais, propõe a formação integral dos estudantes. Trabalha pilares como projeto de vida, aprendizado na prática, tutoria, protagonismo juvenil, acolhimento, orientação de estudos e eletivas, que promovem a formação completa do estudante, junto aos componentes curriculares já previstos na BNCC. Está presente em cerca de 6 mil escolas em todo o país, beneficiando mais de 1 milhão de estudantes.