Alguns balões são bem coloridos. Alguns participam de festas e cantam parabéns. Alguns balões trabalham com palhaços. Outros esvaziam e encolhem. 

O balão Anacleto gosta de dar sustos. 

Após alçar voo como um livro infantil a sete anos atrás, agora, “Anacleto, o Balão,” ganha nova altitude na tela grande. Walkir Fernandes e Carol Sakura dirigem a adaptação desse livro que também é fruto da parceria artística do casal em 2015. Um curta-metragem em animação produzido pela Dogzilla Studio e com trilha sonora original de Vadeco Schettini (Astrolabio Studio). 

Muito além da adaptação, o filme, que foi contemplado na chamada Petrobras Cultural de Animação Infantil 2020,  reaviva as emoções presentes na leitura do livro infantil. O curta se permite ir além, explorando na trilha sonora e na voz do protagonista novas sensações e outros olhares. Uma história de um menino e seu balão que trata do medo, fala da solidão e dos caminhos da imaginação.  

O filme tem como tom um olhar poético sobre a infância. A ideia é divertir, mas sem deixar de abordar a criança, seus sentimentos e seu mundo imaginário. 

Afinal, o que se esconde na infância e que possibilidades cabem dentro de um nome? Ter um nome é existir um pouco mais, até mesmo para um balão? 

Anacleto é mais que um nome para um balão vermelho. É, sem dúvida, um objeto voador avistado num dia ensolarado. Ele é um espelho, uma sombra, um sonho e algumas rimas musicais. É os muitos sons, os silêncios sombrios e, também, um bocado de saudade. Fiquem de olhos atentos nessa jornada fantástica de um menino e seu balão Anacleto. 

Walkir Fernandes é o diretor e coordenou, também, a direção de arte que trouxe as ilustrações do livro para o filme. Carol Sakura é diretora e roteirista nesta transposição para as telas. 

Walkir Fernandes e Carol Sakura possuem uma longa parceria em trabalhos artísticos e culturais. São autores da Graphic novel “O Filho Mau”, lançada em 2020 e indicada ao Prêmio HQMix. Juntos escreveram o livro infantil “Anacleto, o Balão”, de 2015 e histórias em quadrinhos para coletâneas como “Bocas Malditas: Curitiba e suas histórias de gelar o sangue” (2014), “Se Meu Cão Falasse Tudo Seria Poesia” (2016), “Cidade Sorriso dos Mortos-Vivos” (2013), entre outros. No setor audiovisual realizaram juntos os curtas-metragens de animação “Gente Grande” (2010) e “Apneia” (2019). Filmes premiados, valendo destacar o prêmio de melhor curta-metragem no Festival de Gramado de 2019 e o prêmio da Crítica Carioca no 27º Anima Mundi (RJ) para “Apneia”. 

Anacleto, o balão, é um projeto patrocinado pela Petrobras. Realização Lei de incentivo à cultura e Ministério da Cultura. Após estreia no Paço da Liberdade, o filme ficará disponível de modo on-line para acesso de todos no canal do youtube da Dogzilla Studio. 

Assista ao trailer: 

Assista ao teaser: 

SERVIÇO:  

Curta-metragem em animação: 12 minutos. 

Estreia dia 10 de fevereiro às 19 horas.  

Local: Paço da Liberdade – Curitiba – Praça Generoso Marques, 189. 

REDES SOCIAIS DA ANIMAÇÃO: 

Instagram: @anacletoobalao 

Facebook: @anacletoobalao 

REDES SOCIAIS DO ESTÚDIO: 

Instagram: @dogzillastudio 

Facebook: @dogzillastudio 

Youtube: Dogzilla Studio