WhatsApp Image 2024-10-11 at 17.13.09
Foto de: Humberto Araújo

Na próxima segunda-feira (14), toda a equipe do Festival de Curitiba desembarca no Rio de Janeiro para uma festa que vai marcar uma nova fase do evento, que celebra 33 edições em 2025 e já pode ser considerado um dos mais longevos e tradicionais do país. Um coquetel no Teatro Rival vai selar o patrocínio da Petrobras para o Festival e também lançará algumas novidades para o próximo ano, como a plataforma Fringe, que reunirá notícias sobre cultura, resenhas, críticas e entrevistas.

A ocasião contará ainda com a noite de autógrafos do livro “Festival de Teatro de Curitiba”, da fotógrafa Lenise Pinheiro, que documentou todas as edições do evento. Entre as imagens raras do livro, estão fotos inéditas de artistas como Fernanda Montenegro, Renata Sorrah, Christiane Torloni, Beth Goulart, Vera Holtz, José Celso Martinez Corrêa, Gerald Thomas, Mateus Solano, Débora Falabella e Reynaldo Gianecchini.

Dirigido por Fabíula Passini e Leandro Knopfholz, o Festival de Curitiba é um dos maiores eventos de artes cênicas do mundo. Somente na última edição, o Festival levou 200 mil pessoas aos teatros e espaços públicos da cidade. Durante duas semanas, a capital paranaense recebe mais de 200 espetáculos e intervenções artísticas, além das cerca de duas mil pessoas que chegam para se apresentar na cidade todos os anos. A edição de 2025 já tem data para começar: 24 de março de 2025.

Sobre o Fringe

O Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras. O novo portal, que tem o jornalista Sandro Moser como editor, já está em fase de testes e pretende repercutir e incentivar a cena artística brasileira durante todo o ano, com a curadoria da equipe de produção do Festival. A ideia é que toda a programação, o conteúdo e o acervo do Festival possam também reverberar ao longo do ano por lá, através de análises, entrevistas, resenhas e registros audiovisuais.