WhatsApp Image 2024-08-28 at 10.22.09
Foto de Mário Oliveira

Desde cedo, Lavínia Oliveira, de apenas 15 anos, demonstrou talento para a música, fortemente influenciada pelo pai, Mario Oliveira, que sempre esteve envolvido em atividades artísticas, tanto no teatro como na música. Com apenas cinco anos, ao mudar-se para Portugal, Lavínia ingressou num colégio privado onde começou a aprender violino. Esta paixão pela música abriu caminho para estudar violoncelo no ensino articulado, onde aprofundou os seus conhecimentos musicais e participou de uma orquestra até os 14 anos.

Aos 10 anos, Lavínia teve a sua primeira experiência com teatro musical, ao participar de um casting para a peça “Robin Hood”. Surpreendendo a si mesma, foi selecionada como uma das personagens principais, o que a levou a apaixonar-se pelo teatro musical. A partir daí, se dedicou ao canto e ao teatro, aprimorando sua técnica vocal e continuando a formação artística nos anos seguintes.

Aos 14 anos, Lavínia participou do The Voice Kids Portugal, sendo uma das provas cegas mais vistas do programa, além de estar entre as dez melhores mundialmente escolhidas pelo The Voice na época, fato que marcou de vez o início de sua carreira musical profissional. No programa, a jovem impressionou tanto o público como os mentores, chegando até a terceira etapa das cinco fases do concurso abrindo novas portas para sua carreira profissional.

Após o programa, Lavínia dedicou-se à composição e lançou a sua primeira música, “Sobrado, homenagem a uma pequena Vila, que pertence à cidade de Valongo, em Portugal, onde a canção ganhou o Festival da Canção de Valongo. A música retrata a nostalgia de uma menina que deixa uma pequena cidade para trás, uma metáfora que Lavínia usou para expressar a sua própria experiência ao mudar-se do Brasil para Portugal.

“Ter nascido e crescido no Brasil e depois ter mudado para Portugal tão pequena trouxe com isso uma dupla bagagem cultural tão rica que influenciam a minha música até hoje. Por isso o mpb, o fado, as músicas regionais (tanto do Brasil como de Portugal) e a música gospel são referências que carrego comigo”, conta Lavínia.

Novo trabalho

Agora, Lavínia prepara-se para lançar o seu mais recente trabalho, o single “Sinônimo”. A música, composta em parceria com o artista Martim d’Aires, que conheceu durante o The Voice Kids, celebra as diferenças linguísticas entre o português do Brasil e o português de Portugal, destacando a beleza da diversidade cultural. “Sinônimo” é uma canção que simboliza a união entre dois países que fazem parte da história pessoal de Lavínia.

O single será lançado nas plataformas digitais no dia 30 de agosto e, logo em seguida, será apresentado ao vivo num concerto em Coimbra, onde Lavínia e Martim d’Aires interpretam a música pela primeira vez. Este evento contará com a participação de outros talentos do The Voice Kids, celebrando uma jornada que todos partilharam.

Lavínia, que continua a crescer como artista, vê este lançamento como um marco importante em sua carreira, refletindo a sua identidade multicultural e a paixão pela música que sempre a guiou.

“Sinónimo é uma homenagem à língua portuguesa na sua forma mais abrangente e multicultural. Ela nasceu desta diversidade linguística que é tema bastante recorrente em Portugal. Reforça a ideia de que a diversidade não é um fator de exclusão, mas de união entre estes dois povos e reflete um pouco da minha experiência de vida”, revela.

Nova música

https://www.instagram.com/reel/C-x-3V6Ip-r/?igsh=cDB5dWUxcjI3eDgx