(Imagem: Pixabay)

A Páscoa é a festividade mais importante para os cristãos de todo o mundo. No seu feriado, as pessoas se reúnem para celebrar o tríduo pascal, que inicia com a quinta-feira Santa, onde se contempla a instituição do sacerdócio e o início da prisão de Jesus; depois, na sexta-feira Santa se contempla a Paixão de Cristo e sua morte que, no Domingo de Páscoa, é vencida por meio de Sua ressurreição dos mortos.

O tema da celebração da Páscoa deste ano de 2023 é “por que procurais entre os mortos aquele que está vivo?” Este tema nos convida a refletir sobre o significado da ressurreição e a considerar o que ela significa para nossas vidas hoje. Afinal de contas, a Páscoa é uma celebração de esperança, de novos (re)começos e de busca da vida eterna.

Para aqueles que buscam uma teologia mais inclusiva, a Páscoa pode ser ainda mais significativa. Uma teologia inclusiva se preocupa em acolher todas as pessoas, independentemente de sua raça, gênero, orientação sexual ou qualquer outra característica que possa levá-las a serem excluídas. Isso significa que a mensagem da Páscoa pode ser compreendida como uma mensagem de esperança e renovação para todas as pessoas.


Ele Ressuscitou, como disse!

Para muitas pessoas, a Páscoa é uma oportunidade para se reconectar com a espiritualidade e com a comunidade de fé. Até porque, no centro deste tema está a ideia de que Jesus está vivo, que venceu a morte e que nos oferece a promessa da vida eterna. Esta é uma mensagem poderosa, que pode trazer esperança e alegria para nossas vidas, mesmo nos momentos mais sombrios.

Ao refletirmos sobre o significado da ressurreição, é importante considerar como podemos viver esta mensagem de esperança em nossa vida diária. Uma maneira de fazer isso é por meio do envolvimento com nossas comunidades, tanto dentro quanto fora de nossas igrejas.

O engajamento é uma parte vital da fé cristã e é algo que somos chamados a fazer como seguidores de Cristo. Isso significa envolver-se com outras pessoas, compartilhar nossa fé e trabalhar juntos para tornar o mundo um lugar melhor.

A Páscoa é uma celebração que nos ajuda a encontrar paz e renovação, em busca de um mundo mais amoroso e justo. (Imagem: Pixabay)

A inclusão é uma voz necessária!

No coração do engajamento está a ideia de inclusão. Isso significa acolher todas as pessoas, independentemente de sua origem, suas crenças ou suas circunstâncias. Significa criar um espaço onde todos sejam valorizados e respeitados, e onde todos tenham a oportunidade de contribuir.

A inclusão nem sempre é fácil e, às vezes, pode ser desafiadora. Exige que saiamos de nossas zonas de conforto, escutemos os outros e estejamos abertos a novas ideias e perspectivas. Mas também é incrivelmente gratificante e pode trazer grande alegria e realização para nossas vidas.

Ao celebrarmos a Páscoa deste ano de 2023, após termos passado por um período difícil de pandemia, que nos tirou a oportunidade do contato físico e obrigou ao isolamento social, lembremo-nos da importância do engajamento e da inclusão em nossas comunidades. Comprometamo-nos a alcançar os outros, a compartilhar nossa fé e a trabalhar juntos para tornar o mundo um lugar melhor.

Aliás, para aqueles que enfrentam marginalização e exclusão, a mensagem da ressurreição de Cristo pode ser especialmente poderosa. Ela representa a possibilidade de uma nova vida, de um novo começo, de uma libertação do que os impede de serem plenamente como são, à luz do desígnio de Deus.

(Re)suscitar é preciso!

Lembremo-nos da mensagem de esperança e de novos (re)começos que a Páscoa traz. Este é um momento para refletir sobre o poder da ressurreição e para renovar nosso compromisso de viver esta mensagem em nossa vida diária.

Por que buscamos entre os mortos aquele que está vivo? Lembremos que esta festa nos oferece a promessa de vida eterna e nos conclama a nos envolvermos com nossas comunidades, compartilhar nossa fé e trabalhar juntos para tornar o mundo um lugar melhor.

Ao celebrarmos a Páscoa deste ano, levemos estas palavras a sério e comprometamo-nos a viver a mensagem da ressurreição em nossa vida e na de tantas pessoas que clamam por fome de pão e sede de justiça!

Se você está procurando maneiras de se envolver com sua comunidade e viver a mensagem da ressurreição nesta época de Páscoa, considere entrar em contato com sua igreja local ou organização comunitária. Existem muitas oportunidades para se envolver e fazer a diferença na vida das pessoas ao seu redor!